Aprendizagem inventiva e um ensino de língua inglesa decolonizador : análise das crenças de estudantes de Letras
dc.contributor.author | Nunes, Mariana Backes | pt_BR |
dc.contributor.author | Ludovico, Francieli Motter | pt_BR |
dc.contributor.author | Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-18T03:32:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-1928 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255986 | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao se ter acesso a uma língua dominante como a língua inglesa, subjetividades são instituídas e reproduzidas sem serem questionadas, o que gera crenças que podem limitar os processos de ensino e aprendizagem dessa língua adicional.Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar possíveis crenças expressadas por estudantes de um curso de Letras em seu primeiro período com relação ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. Metodologicamente, a presente pesquisa seguiu os caminhos da abordagem qualitativa de cunho interpretativista, com a modalidade investigativa de um estudo de caso. A partir das narrativas de estudantes, foram identificadas seis crenças que podem ser limitantes para seu aprendizado. Com base nesses dados, foi proposta uma tarefa sobre a crença do mito do falante nativo - devido ao fato dela ter aparecido nas narrativas com maior frequência - para oportunizar reflexão e questionamento dessas subjetividades aos estudantes e quiçá possibilitar a singularização. | pt_BR |
dc.description.abstract | By having access to an imperialist language such as English, subjectivities are instituted and reproduced without being questioned. This generates beliefs that can limit the additional language teaching and learning processes. In this sense, the aim of this study was to verify possible beliefs expressed by students of an English Language undergraduate degree course in its first semester regarding English language teaching and learning. Methodologically, this research followed the paths of the qualitative approach of interpretive nature, with the investigative modality of a case study. From the narratives of thestudents, six beliefs were found that could limit their learning process. Based on these data, a task on the myth of the native speaker was proposed to provide opportunities for reflection and questioning of these subjectivities to students and, perhaps, create opportunities for singularization. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2022), p. [173]-192 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Additional language | en |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Decolonizing teaching | en |
dc.subject | New/other subjectivities | en |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher education | en |
dc.title | Aprendizagem inventiva e um ensino de língua inglesa decolonizador : análise das crenças de estudantes de Letras | pt_BR |
dc.title.alternative | Inventive learning and a decolonizerEnglish language teaching : analysis on English language undergraduate student's beliefs | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163559 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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