Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Cleo Schmittpt_BR
dc.contributor.authorKayser, André Ricardo Christofoli Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:31:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255931pt_BR
dc.description.abstractO avanço tecnológico permite que formas diferentes de transações comerciais sejam feitas. A economia compartilhada já faz parte do cotidiano de consumo de milhões de pessoas e influencia a forma como compram, se deslocam, fazem refeições e viajam. A EC se tornou importante à medida que a recessão econômica global e as preocupações sociais sobre a sustentabilidade e impactos ambientais levaram os consumidores e a sociedade como um todo a explorar o uso mais eficiente de recursos e produtos. Este modelo se popularizou muito nos últimos anos com plataformas bemsucedidas como o Uber (transporte), BlaBlaBlaCar (caronas e viagens de carro) e Airbnb (hospedagem). No caso da hospedagem, novos formatos de consumo posicionam-se definitivamente como concorrentes à rede hoteleira. Assim, uma das áreas onde existe forte atuação da EC é o turismo. Este estudo analisa quais atributos da EC são determinantes na escolha de hospedagem dos turistas nas suas viagens, além de identificar e descrever as objeções ao uso de serviços da EC dos turistas nas suas viagens e identificar os atributos dos serviços de hospedagem valorizados por estes viajantes. Para atingir os objetivos foi feita uma pesquisa qualitativa exploratória com 16 respondentes que se enquadraram dentro do critério de elegibilidade. Os resultados mostraram que, desde que atendidos os requisitados mínimos de limpeza, conforto e segurança, ao escolher uma opção de hospedagem para uma viagem, os viajantes estão de fato motivados em resolver uma situação prática, no interesse próprio e em encontrar uma forma nova e melhor de fazer as coisas, e não necessariamente preocupados com questões sociais e ambientais. Aliada à força que o hotel possui, parece estar distante de opções da EC serem preponderante nas escolhas do turista.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advancement allows different ways of business transactions to be done. The sharing economy is already part of the daily consumption of millions of people and influences the way they shop, commute, eat and travel. EC has become important as the global economic recession and societal concerns about sustainability and environmental impacts drive consumers and society as a whole to explore more efficient use of resources and products. This model has become very popular in recent years with successful platforms such as Uber (transportation), BlaBlaBlaCar (rides and car rides) and Airbnb (accommodation). In the case of accommodation, new consumption formats are definitely positioning themselves as competitors to the hotel chain. Thus, one of the areas where there is a strong presence of EC is tourism. This study analyzes which CE attributes are decisive in tourists' choice of accommodation on their trips, in addition to characterizing the profile of these travelers. To achieve the objectives, exploratory qualitative research was carried out with 16 respondents who fit within the eligibility criteria. The results showed that, as long as the required minimums of cleanliness, comfort and safety are met, when choosing an accommodation option for a trip, travelers are in fact motivated to solve a practical situation and find a new and better way of doing things and not necessarily concerned with social and environmental issues. Allied to the strength that the hotel has, it seems to be far from EC options being preponderant in the options that the tourist has available.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCollaborative economyen
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectHosting facilitiesen
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectServices marketingen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer choice processen
dc.titleEscolhas de hospedagem na economia compartilhadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159845pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples