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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Marcelo Borgespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:31:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255881pt_BR
dc.description.abstractO avanço tecnológico e a internet trouxeram, ao mesmo que tempo que uma facilidade muito grande de acesso aos clientes, desafios cada vez maiores para empresas que desejam se diferenciar no mercado. A velocidade e a efemeridade dos conteúdos e campanhas faz com que o marketing necessite reforçar os pontos de contato com os clientes de forma a criar relacionamentos de longo prazo, garantindo sua manutenção e a evolução do seu público. Uma das formas de traduzir este relacionamento com os clientes em ações é aplicar mecânicas e contextos de jogos nas ações das empresas, também chamado de gamificação. Desenvolver esta camada de relacionamento significa trabalhar o contexto de engajamento e emoção utilizando mecânicas que ativam a motivação do usuário em se relacionar, comprar e gerar feedbacks. Este trabalho compreende a visão inicial de um método visual para criação de contextos gamificados, oferecendo a oportunidade de profissionais de diferentes áreas entenderem sobre os aspectos técnicos da construção de um jogo e aplicarem de forma correta os elementos, com objetivos realistas. O resultado deste trabalho foi o esboço inicial de um método de gamificação de negócios em sete passos, passando pela criação do mundo onde este jogo será conduzido, os objetivos, jogadores, atividades, métricas, emoções e finalmente elementos de jogo que serão utilizados.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advances and the internet have brought, at the same time as ease of access to customers, increasing challenges for companies that want to differentiate themselves in the market. The speed and ephemerality of content and campaigns makes marketing teams mor effort to reinforce the points of contact with customers in order to create long-term relationships, ensuring their maintenance and the evolution of their audience. One of the ways to translate this relationship with customers into actions is to apply game mechanics and contexts in company actions, also called gamification. Developing this relationship layer means working on the context of engagement and emotion using mechanics that activate the user's motivation to relate, buy and generate feedback. This work comprises the initial vision of a visual method for creating gamified contexts, offering the opportunity for professionals from different areas to understand the technical aspects of building a game and correctly apply the elements, with realistic objectives. The result of this work was the initial sketch of a business gamification method in seven steps, going through the creation of the world where this game will be conducted, the objectives, players, activities, metrics, emotions and finally game elements that will be used.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEngajamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de método visual de gamificação para negóciospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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