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dc.contributor.advisorGuedes, Pablo Cristinipt_BR
dc.contributor.authorKoch, Gustavo Duarte Waltereithpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-18T03:30:44Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255857pt_BR
dc.description.abstractFoi realizada uma pesquisa descritiva sobre o perfil de vítimas de golpes financeiros de Engenharia Social ocorridos com clientes de Instituição Financeira através do aplicativo WhatsApp. Engenharia Social pode ser definida como o conjunto de métodos e técnicas para manipular pessoas, predominantemente com o uso de persuasão psicológica, com o objetivo de ganhar acesso a informações pessoais, documentos e sistemas computacionais contendo dados sigilosos. A amostra da pesquisa constou de 32 vítimas e os resultados mostraram que entre as vítimas o sexo feminino predominou com 78,13%; a faixa etária com maior frequência foi de 60 a 79 anos com 59,38%; a predominância quanto à escolaridade foi de curso superior completo com 59,38%, sendo que 12,50% tinham também Pós-Graduação. Novos estudos devem ser realizados para traçar perfis mais específicos dos clientes potencialmente mais vulneráveis.pt_BR
dc.description.abstractdescriptive survey was carried out on the profile of victims of Social Engineering financial scams that occurred with customers of financial institution through the WhatsApp application. Social Engineering can be defined as the set of methods and techniques to manipulate people, predominantly with the use of psychological persuasion, in order to gain access to personal information, documents and computer systems containing sensitive data. The research sample consisted of 32 victims, and the results showed that among the victims, females predominated with 78.13%; the most frequent age group was from 60 to 79 years old, with 59.38%; the predominance in terms of schooling was complete higher education with 59.38%, and 12.50% also had postgraduate degrees. New researches should be carried out to draw more specific profiles of potentially more vulnerable clients.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinancial scamsen
dc.subjectInstituição financeirapt_BR
dc.subjectCrimes financeirospt_BR
dc.subjectSocial engineeringen
dc.subjectPerfil do consumidorpt_BR
dc.subjectWhatsappen
dc.titlePerfil de vítimas de golpes em uma instituição financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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