Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorHeller, Brunapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Renata Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:30:49Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1853-9912pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255650pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um diagnóstico do comportamento infocomunicacional de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia brasileiros que participaram do curso de Promoção de Competências Infocomunicacionais. Comportamento infocomunicacional diz respeito ao modo como as pessoas se portam nos processos informacionais e comunicacionais. O objetivo do estudo foi analisar o comportamento infocomunicacional dos sujeitos para fornecer subsídios a programas ou projetos que se proponham a promover competências infocomunicacionais. A discussão se dá de forma teórica e empírica, com base nos referenciais da literatura científica e em análises quantitativas a partir do questionário respondido por 121 cursistas espalhados por 16 estados do Brasil. Os principais resultados apontam que a maioria entende a relevância de atuar como promotores da infoeducação, mas nem todos sabem como fazê-lo. A maior familiaridade do público quanto aos assuntos tratados no curso foi com privacidade e ética na comunicação da informação, enquanto que promover as competências infocomunicacionais foi tido como a ação mais desafiadora para esses profissionais. Conclui-se que há uma visão da responsabilidade do bibliotecário como agente promotor de competências dessa natureza, mas ações conscientes ainda não se encontram incorporadas em seu comportamento infocomunicacional.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents a diagnosis of the infocommunicational behavior of Brazilian librarians and library science students who participated in the Infocommunication Skills Promotion course. Infocommunicational behavior refers to the way people behave in informational and communicational processes. The objective of the study was to analyze the infocommunicational behavior of the subjects in order to provide subsidies to programs or projects that aim to promote infocommunicational competences. The discussion takes place in a theoretical and empirical way, based on references from the scientific literature and on quantitative analyzes based on the questionnaire answered by 121 course participants spread over 16 states in Brazil. The main results indicatethat the majority understands the relevance of acting as promoters of infoeducation, but not everyone knows how to do it. The public's greatest familiarity with the subjects dealt with in the course was with privacy and ethics in information communication, while promoting infocommunicational skills was seen as the most challenging action for these professionals. It is concluded that there is a vision of the librarian's responsibility as an agent that promotes competences of this nature, but conscious actions are not yet incorporated in his infocommunicational behavioren
dc.description.abstractEl artículo presenta un diagnóstico del comportamiento infocomunicacional de bibliotecarios y estudiantes de biblioteconomía brasileños que participaron en el curso de Promoción de Habilidades Infocomunicacionales. El comportamiento infocomunicacional se refiere a la forma en que las personas se comportan en los procesos informativos y comunicacionales. El objetivo del estudio fue analizar el comportamiento infocomunicacional de los sujetos con el fin de subsidiar programas o proyectos que tengan como fin promover las competencias infocomunicacionales. El análisis se realiza de forma teórica y empírica, a partir de referencias de la literatura científica y de análisis cuantitativos basados en el cuestionario respondido por 121 participantes del curso repartidos en 16 estados de Brasil. Los principales resultados indican que la mayoría entiende la relevancia de actuar como promotores de la infoeducación, pero no todos saben cómo hacerlo. La mayor familiaridad del público con los temas tratados en el curso fue con la privacidad y la ética en la comunicación de la información, mientras que la promoción de las habilidades infocomunicacionales fue vista como el mayor desafío para estos profesionales. Se concluye que existe una visión de la responsabilidad del bibliotecario como agente promotor de competencias de esta naturaleza, pero aún no se incorporan acciones conscientes en su comportamiento infocomunicacional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPalabra Clave. La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Vol. 11, n. 2 (abr./sept. 2022), e151.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfocommunicational behavioren
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInfocommunicational literacyen
dc.subjectBiblioteconomia : Brasilpt_BR
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectCommunication literacyen
dc.subjectLibrarians, Brazilen
dc.subjectComportamiento infocomunicacionales
dc.subjectAlfabetización infocomunicacionales
dc.subjectAlfabetización informacionales
dc.subjectAlfabetización comunicacionales
dc.subjectBibliotecarios, Brasiles
dc.titleComportamento infocomunicacional de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeInfocommunicational behavior of librarians and librarianship students in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162323pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples