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dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorBelinaso, Juanapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Érica Correapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:30:48Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1413-9936pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255649pt_BR
dc.description.abstractEm 2020, foi conduzida uma experiência de promoção de competências infocomunicacionais como curso de extensão oferecido a distância pela UFRGS através da plataforma Moodle, contando com a participação de professores do Brasil, de Portugal e da Espanha. O conteúdo foi desenvolvido ao longo de 13 semanas, com cada aula sendo composta de: um hipertexto sobre o tema da semana; uma videoaula; um chatentre alunos, professor e tutor; uma atividade; e materiais complementares, como artigos, indicações de documentários, reportagens e vídeos. Cada hipertexto, videoaula e atividade foi desenvolvido pelo professor especialista na temática. Os recursos de aprendizagem operacionalizam o conceito, a abordagem e o método de promoção de competências infocomunicacionais. A partir dessa experiência concreta, pode-se concluir: 1) promover as competências infocomunicacionais é um tema pertinente para a Biblioteconomia e seus profissionais; 2) a abordagem deve evoluir do instrumental para a consciência crítica em informação, a partir da qual os sujeitos sejam estimulados a refletir sobre seu contexto e suas práticas no que tange à informação e à comunicação; 3) apesar de os estudos no escopo da “competência em informação” no Brasil terem alcançado certo avanço conceitual, há uma lacuna a ser preenchida no intervalo entre a teoria e a prática.pt_BR
dc.description.abstractIn 2020, an experience was conducted to promote infocommunication skills as an extension course offered at a distance by UFRGS through the Moodle platform, with the participation of professors from Brazil, Portugal and Spain. The content was developed over 13 weeks, with each class being composed of: one hypertext about the topic of the week; one video lesson; one chat between students, teacher and tutor; one activity; and complementary materials, such as articles, documentaries, reports and videos. Each hypertext, video lesson and activity was developed by the specialist teacher on the subject. Learning resources operationalize the concept, approach and method of promoting infocommunication skills. From this concrete experience, it can be concluded: 1) promoting infocommunication skills is a relevant topic for Librarianship and its professionals; 2) an approach must evolve from instrumental to critical awareness of information, from which subjects are encouraged to reflect on their context and practices with regard to information and communication; 3) despite the fact that studies in the scope of “competence in information” in Brazil have achieved a certain conceptual advance, there is a gap to be filled in the gap between theory and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte. Vol. 27, n. 2 (abr./jun. 2022), p. 297-319pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfocommunication skillsen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectMoodleen
dc.subjectDistance learning courseen
dc.subjectUniversity educationen
dc.titlePor uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionaispt_BR
dc.title.alternativeFor a conceptual and methodological framework for the promotion of infocommunication skills en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162315pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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