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dc.contributor.authorSouza, Vanessa Inacio dept_BR
dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:28:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2178-2075pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255585pt_BR
dc.description.abstractAs competências infocomunicacionais são imprescindíveis para a aprendizagem requerida no contexto universitário e estão relacionadas a um melhor desempenho acadêmico. Avaliar as percepções de autoeficácia, as motivações de aprendizagem e as atitudes dos estudantes em relação a essas competências é condição indispensável para a tomada de decisão informada em programas ou cursos de formação promovidos por bibliotecas universitárias. Dessa forma, este trabalho apresenta os resultados parciais de pesquisa que propõe a construção de um instrumento de avaliação das percepções de competências infocomunicacionais, seguindo os preceitos da Psicometria, área da Psicologia que preocupa-se com a validade e fidedignidade de instrumentos de pesquisa. Como metodologia, modelos e padrões de competências em informação e comunicação foram analisados para a extração dos comportamentos que embasaram as afirmações do instrumento. As afirmações foram categorizadas de acordo com as dimensões da abordagem Super 8. Como resultados parciais, o artigo traz uma síntese dos comportamentos extraídos e um recorte dos itens do instrumento. Espera-se que a aproximação com a Psicometria traga avanços para a Ciência da Informação no Brasil e contribua para a avaliação de competências infocomunicacionais.pt_BR
dc.description.abstractInfocommunication skills are essential for the learning required in universities and relate to better academic performance. Assessing students’perceptions of self-efficacy, motivations for learning,and attitudes regarding these competencies is an indispensable condition for informed decision-making in programs or training courses promoted by university libraries. Thus, this studyoffers partial results of research which aims to build an instrument to assess students’perceptions of infocommunication competenciesbyfollowing Psychometricsprecepts, an area of Psychology assessing the validity and reliability of research instruments. As our methodology, models and patterns of information and communication competencies were analyzed to extract the behaviors which formed the basis for instrumentfindings, which were categorized according to Super 8 dimensions. As partial results, this study synthesizes the extracted behaviors and cuts out instrument items. We hopethat our Psychometric approach will forward Information Science in Brazil and contribute to assessing infocommunication competencies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInCID : Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP. Vol. 13, n. 2 (set. 2022/fev. 2023), p. 265-282pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfocommunication skillsen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInstrument developmenten
dc.subjectPsychometricsen
dc.titleA avaliação das competências infocomunicacionais na perspectiva da Psicometriapt_BR
dc.title.alternativeA Psychometric evaluation of infocommunication skills en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162374pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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