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dc.contributor.advisorSevero, Rogério Passospt_BR
dc.contributor.authorWainstein, Carolina de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-02T03:26:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255250pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é examinar as soluções ao problema metafísico da identidade pessoal de Derek Parfit e Jeff McMahan. Primeiramente apresento três das principais abordagens da identidade pessoal na filosofia contemporânea: a teoria da identidade corpórea, a teoria da continuidade psicológica e a teoria não reducionista da identidade. Cada uma delas está exposta a controvérsias, e é no bojo destas controvérsias que Parfit apresenta a sua teoria de que a identidade não é o que importa para as pessoas. A tese de Parfit não é uma tese empírica sobre o que as pessoas de fato valorizam, mas sobre o que importa do ponto de vista da racionalidade prática. Posteriormente, apresento a teoria de Parfit, segundo a qual a identidade pessoal não importa. Em seguida, elucido uma dificuldade à teoria de Parfit, exposta por Marya Schechtman: Parfit falhou na tentativa de vencer a circularidade da memória (objeção feita por Joseph Butler). Após, exponho as objeções de McMahan à Parfit, bem como a sua teoria da mente incorporada como critério da identidade pessoal. Por fim, concluo que embora a teoria de Parfit a respeito a identidade pessoal, em um primeiro momento, pareça promissora, há dificuldades que não consegue vencer, fazendo com que a teoria de McMahan seja aparentemente mais plausível.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to examine the theories of the metaphysical problem of personal identity proposed by Derek Parfit and Jeff McMahan. First, I present three of the main approaches to personal identity in contemporary philosophy: the theory of bodily identity, the theory of psychological continuity, and the non-reductionist theory of identity. Each of them is subjected to controversy, and it is in the midst of these controversies that Parfit presents his theory that identity is not what matters to people. Parfit's thesis is not an empirical thesis about what people actually value, but about what matters from the perspective of practical rationality. Subsequently, I present Parfit's theory, according to which personal identity does not matter. Next, I elucidate one more difficulty for Parfit's theory of personal identity, presented by Marya Schechtman: Parfit failed in his attempt to overcome the circularity of memory (an objection made by Joseph Butler). Afterwards, I present McMahan's objections to Parfit, as well as his theory of Embodied Mind as a criterion for personal identity. Finally, I conclude that, although Parfit's theory of personal identity, at first glance, seems promising, there are difficulties that it cannot overcome, making McMahan's theory seem more likely to find the answer to the criterion for personal identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMcMahan, Jeff, 1954-pt_BR
dc.subjectProblem of personal identityen
dc.subjectBodily identityen
dc.subjectParfit, Derek, 1942-pt_BR
dc.subjectIdentidade pessoal (Filosofia)pt_BR
dc.subjectPsychological continuityen
dc.subjectNon-reductionist identityen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEmbodied minden
dc.subjectContinuidadept_BR
dc.subjectTeoria da identidadept_BR
dc.subjectQuasi-memoryen
dc.subjectMentept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO problema da identidade pessoal segundo Jeff Mcmahan e Derek Parfitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163331pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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