Efeito da intervenção educativa sobre a técnica de administração de medicamentos inalatorios por profissionais de enfermagem
dc.contributor.advisor | Hoefel, Heloisa Helena Karnas | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Paola Panazzolo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-02T04:18:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25519 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O controle dos sintomas e a prevenção de exacerbações de doenças respiratórias se baseiam no uso de broncodilatadores e corticóides administrados pela via inalátoria. Os dispositivos inalatórios mais utilizados são o nebulizador e o nebulímetro dosimetrado (ND) podendo ser acoplado, ou não, a um espaçador. Evidências da literatura afirmam que profissionais administram o medicamento de forma inadequada. A hipótese do presente estudo é que uma intervenção educativa através de aulas teórico - práticas sobre a técnica inalatória de ND aos profissionais de enfermagem proporcionam uma técnica de administração de medicamento superior àqueles que não receberam treinamento. Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educativa, treinamento, na técnica de administração de medicamentos inalatórios por profissionais de enfermagem. Método:Trata- se de um estudo quantitativo, com desenho quase-experimental. Utilizou-se para comparar o conhecimento entre os grupos, treinados e não treinados, uma avaliação teórico contendo 5 questões fechadas e duas avaliações práticas da administração da técnica para ND com e sem aerocâmara, através de um escore padronizado com 10 itens para cada simulação. Resultados: Participaram 50 profissionais de enfermagem, sendo que 25 receberam treinamento. Do total, 8 (16%) nunca utilizaram o dispositivo. No teste teórico com 5 questões, a média de acertos do grupo que obteve treinamento foi de 2,8 versus 2,2 pontos . Na simulação da técnica inalatória sem o uso de aerocâmara, a média de acertos entre os grupos foi: 3,1 para os não treinados e 6,8 para os treinados; P<0,05. Na simulação do caso 2 com aerocâmara houve significância estatística (P<0,05). Na classifcação da técnica: correta e na técnica errada, P<0,04 e P< 0,01; respectivamente entre os grupos treinado e não treinado. Conclusão: O presente estudo mostra que profissionais de enfermagem que participaram do treinamento teórico-prático possuem uma técnica significativamente melhor de administração de fármacos por via inalatória em comparação aos profissionais que não participaram do treinamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Administração por inalação | pt_BR |
dc.subject | Inaladores dosimetrados | pt_BR |
dc.subject | Erros de medicação : Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada em enfermagem | pt_BR |
dc.title | Efeito da intervenção educativa sobre a técnica de administração de medicamentos inalatorios por profissionais de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000753928 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Enfermagem (1097)