Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, André Feijó dapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255157pt_BR
dc.description.abstractO Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo.pt_BR
dc.description.abstractTechnical Drawing is a necessary discipline in several academic curricula. It is a skill acquired by professionals in Design, Architecture, Engineering. It is fundamental for the development of imagination and spatial creativity, as well as for any study involving design. Students present difficulties when starting the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthogonal views. Today's technologies allow us to create instructional materials, more interactive than traditional methods. In this context, the present research aims to develop and evaluate a prototype of a didactic tool, to help in understanding the process of representation of orthogonal views, using the Project E methodology to achieve this.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectTechnical drawingen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectDescriptive geometryen
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectInstructional designen
dc.titleFerramenta de aprendizado para desenho téncicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163073pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples