Ferramenta de aprendizado para desenho téncico
dc.contributor.advisor | Silva, Regio Pierre da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, André Feijó da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T03:22:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255157 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Desenho Técnico é uma disciplina necessária em diversos currículos acadêmicos. É uma habilidade adquirida por profissionais do Design, da Arquitetura, da Engenharia. É fundamental para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que envolva projeto. Os alunos apresentam dificuldades ao iniciar o estudo da disciplina, principalmente no entendimento do processo de representação por vistas ortogonais. As tecnologias atuais nos permitem criar materiais instrucionais, mais interativos que os métodos tradicionais. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver e avaliar um protótipo de ferramenta didática, para o auxílio no entendimento do processo de representação de vistas ortogonais, utilizando a metodologia Projeto E para tal objetivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Technical Drawing is a necessary discipline in several academic curricula. It is a skill acquired by professionals in Design, Architecture, Engineering. It is fundamental for the development of imagination and spatial creativity, as well as for any study involving design. Students present difficulties when starting the study of the discipline, especially in understanding the process of representation by orthogonal views. Today's technologies allow us to create instructional materials, more interactive than traditional methods. In this context, the present research aims to develop and evaluate a prototype of a didactic tool, to help in understanding the process of representation of orthogonal views, using the Project E methodology to achieve this. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Technical drawing | en |
dc.subject | Geometria descritiva | pt_BR |
dc.subject | Descriptive geometry | en |
dc.subject | Percepção visual | pt_BR |
dc.subject | Visual perception | en |
dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
dc.subject | Instructional design | en |
dc.title | Ferramenta de aprendizado para desenho téncico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163073 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Design (372)