Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmeida, Rosa Maria Martins dept_BR
dc.contributor.authorPaz, Gabriel Benoni Godinhopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255116pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objetivo investigar informações que enriqueçam o entendimento sobre a procrastinação. Busca-se entender: sua definição; em quais populações e situações o comportamento prevalece; quais são suas causas e seus mecanismos de funcionamento; e por fim listar abordagens terapêuticas que contribuam para a intervenção do comportamento procrastinatório. Em busca de elucidar as questões foi desenvolvida uma revisão narrativa, extraindo artigos das bases de publicações: Cochrane, PubMed, PsycInfo, ScienceDirect, Scopus e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), foram encontrados e analisados 108 artigos no período entre 2008 e 2022. Como resultado obteve-se o entendimento que a procrastinação é um comportamento originado em uma espécie de descontrole da autorregulação, as evidências apontaram que esse descontrole pode ter origens nas diferenças de personalidade, nas características do controle e percepção das emoções e influenciada por elementos externos como distrações. Os estudos indicaram que cerca de 20% da população adulta têm comportamento de procrastinação crônica e 50% dos estudantes universitários procrastinam em grau elevado. Foi possível perceber, o comportamento procrastinatório como prejudicial e concluir que os estudos indicaram melhora através de intervenções terapêuticas. Foram apontados exercícios para investigação, controle e alteração das próprias emoções e estratégias de modificação do ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate information that enriches the understanding of procrastination. We seek to understand: its definition; in which populations and situations the behavior prevails; what are its causes and its working mechanisms; and finally, list therapeutic approaches that contribute to the intervention of procrastinating behavior. In order to elucidate the questions, a narrative review was developed, extracting articles from the following publications: Cochrane, PubMed, PsycInfo, ScienceDirect, Scopus and Scientific Electronic Library Online (SCIELO), 108 articles were found and analyzed in the period between 2008 and 2022. As a result, the understanding was obtained that procrastination is a behavior originated in a kind of lack of control of self-regulation, the evidence pointed out that this lack of control may have origins in personality differences, in the characteristics of control and perception of emotions and influenced by external elements such as distractions. Studies have indicated that about 20% of the adult population have chronic procrastination behavior and 50% of college students procrastinate to a high degree. It was possible to perceive, the procrastinating behavior as harmful and to conclude that the studies indicated improvement through therapeutic interventions. Exercises were pointed out to investigate, control and change one's own emotions and strategies for modifying the environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcrastinationen
dc.subjectProcrastinaçãopt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectSelf-regulationen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectBehavioren
dc.titleProcrastinação : prevalência, causa e intervençãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163110pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples