Linguagem pictórica inclusiva : desenvolvimento de pictogramas representativos e neutros para identificação de sanitários públicos
dc.contributor.advisor | Scherer, Fabiano de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Thais Alves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T03:22:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255098 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por consequência da mudança na percepção sobre os conceitos de gênero e sexo nas ultimas decadas, o presente trabalho visa questionar se a separação entre os banheiros ainda se faz necessária e como a sua forma de representação gráfica, a partir da padronização do uso de pictogramas "masculinos e femininos", se tornou obsoleta. A metodologia aplicada no projeto é uma adaptação das propostas por Munari (1983) e Abdullah e Hübner (2006), a qual totaliza nove etapas, buscando trazer um enfoque para o desenvolvimento de pictogramas, sendo elas: I - Definição do Problema; II - Componentes do Problema; III - Coleta de dados; IV - Análise de dados; V - Criatividade e Materiais; VI - Experimentação; VII - Modelo; VIII - Verificação, e IX - Desenho construtivo e Disponibilização. A Fundamentação Teórica aborda quatro assuntos principais (Gênero e Representatividade; Signos e Pictogramas; Design Social; e Sanitários Públicos), buscando entender as suas correlações. Além disso, são realizadas pesquisas qualitativas com pessoas que não se identificam com a binaridade de gênero imposta pela sociedade, a fim de escutar experiências individuais de uma parcela da população invisibilizada muitas vezes. Ademais, uma pesquisa quantitativa também foi feita para entender um contexto geral sobre a relação pessoa-sanitário, compreendendo as três primeiras etapas da metodologia. A Análise de Similares (etapa IV) direcionou o desenvolvimento dos desenhos ao mostrar o enfoque que os pictogramas deveriam ter: a representação gráfica voltada para a função dos sanitários e objetos encontrados no local. Gerando então o Conceito do projeto e os principais requisitos, os quais eram necessários seguir para atingir o objetivo do trabalho. Desenhos foram desenvolvidos (etapa V) e selecionados com a ajuda do público (etapa VI), uma vez que a função de um pictograma só se cumpre no momento que o espectador entende a mensagem. Ajustes foram feitos nos pictogramas apresentados e, a partir disso, estabeleceu-se uma família modelo (etapa VII) para ser verificada em sanitários públicos. Na etapa de Verificação (VIII) foram coletadas percepções sobre os símbolos e preferências, além de atestar a efetividade dos desenhos desenvolvidos. Na etapa seguinte, Desenho construtivo e Disponibilização (IX), os pictogramas finais foram geometrizados a partir de diretrizes de acervos digitais, com a finalidade de serem disponibilizados gratuitamente após a entrega do presente trabalho e, além disso, uma nova versão da família de símbolos foi criada, visando uma maior adesão em projetos de terceiros. A família conta com 6 pictogramas que representam um vaso sanitário, mictório, sanitário família, sanitário PCD, vestiário e fraldário, além de possuir a versão em preenchimento e em contorno. O projeto culmina no cumprimento de todos os objetivos propostos, em adição ao desempenho da função de um pictograma ao comunicar de forma eficiente a mensagem, sendo concluído com sucesso. | pt_BR |
dc.description.abstract | As a result of the change in the perception of the concepts of gender and sex in the last decades, the present work aims to question whether the separation between restrooms is still necessary and how its form of graphic representation, from the standardization of the use of pictograms "male and female", has become obsolete. The methodology applied in the project is an adaptation of the proposals by Munari (1983) and Abdullah and Hübner (2006), which totals nine stages, seeking to bring a focus to the development of pictograms, which are: I - Problem Definition; II - Components of the Problem; III - Data collection; IV - Data analysis; V - Creativity and Materials; VI - Experimentation; VII - Model; VIII - Verification, and IX - Constructive Design and Availability. The Theoretical Foundation addresses four main subjects (Gender and Representativeness; Signs and Pictograms; Social Design; and Public Restrooms), seeking to understand their correlations. In addition, qualitative research is carried out with people who do not identify with the gender binarity imposed by society, in order to listen to the individual experiences of a portion of the population that is often made invisible. In addition, quantitative research was also carried out to understand a general context of the person-restroom relationship, comprising the first three steps of the methodology. The Analysis of Similars (step IV) guided the development of the drawings by showing the focus that the pictograms should have: the graphic representation focused on the function of the toilets and objects found in the place. Creating the project Concept and the main requirements, which were necessary to follow to achieve the objective of the work. Drawings were developed (stage V) and selected with the audience's help (stage VI), since the function of a pictogram is only fulfilled when the viewer understands the message. Adjustments were made to the pictograms presented and, after that, a model family was established (step VII) to be verified in public restrooms. In the Verification stage (VIII) perceptions about the symbols and preferences were collected, in addition to attesting to the effectiveness of the designs developed. In the next step, Constructive Design and Availability (IX), the final pictograms were geometrized based on guidelines for digital collections, with the purpose of being made available free of charge after the delivery of this work and, in addition, a new version of the family of symbols was created, aiming at a more outstanding adhesion in third-party projects. The family has 6 pictograms that represent a toilet, urinal, family toilet, accessible toilet, locker room, and changing room, in addition to having a version in filling and in contour. The project culminates in the fulfillment of all the proposed objectives, in addition to performing the function of a pictogram to efficiently communicate the message, and is successfully completed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Social design | en |
dc.subject | Design social | pt_BR |
dc.subject | Pictogramas | pt_BR |
dc.subject | Pictograms | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.title | Linguagem pictórica inclusiva : desenvolvimento de pictogramas representativos e neutros para identificação de sanitários públicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163326 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Design (387)