O ensino de ciências na modalidade EJA : reflexões sobre os conhecimentos advindos das realidades dos educandos
dc.contributor.advisor | Sartori, Alice Stephanie Tapia | pt_BR |
dc.contributor.author | Domingos, Eraci Sparremberger da Silveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-25T03:26:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255072 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende responder a seguinte questão: Como o Ensino de Ciências (EC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pensado a partir dos conhecimentos advindos das realidades dos educandos? A problemática foi elaborada a partir do referencial teórico de Paulo Freire, considerando suas contribuições tanto para a modalidade EJA quanto para o EC. A metodologia do trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica. São analisados 11 artigos que versam sobre a temática, publicados nos anais do último Encontro Nacional de Ensino de Ciências – XIII ENPEC, considerando a importância deste evento para a área. Para a análise do material cinco categorias foram criadas: 1. A questão da interrupção dos estudos na EJA; 2. A necessidade de uma formação específica para professores da EJA; 3. Os conteúdos de ciências abordados; 4. A importância do uso de metodologias diferenciadas; 5. Concepções sobre o ensino a partir da realidade dos estudantes. A partir de excertos selecionados, foi identificado como os autores abordam o tema central de cada categoria aliado à questão da realidade, entendida também como o contexto social e, por vezes, como cotidiano dos estudantes da EJA. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work intends to answer the following question: How is Science Teaching (EC) in Youth and Adult Education (EJA) thought from the realities of the students? The problem was elaborated from the theoretical framework of Paulo Freire, considering his contributions to the EJA modality and to the EC. The methodology that guides the work is the bibliographic research. Eleven articles on the subject, published in the proceedings of the last National Meeting of Science Teaching – XIII ENPEC, are analyzed, considering the importance of this event for the area. For the analysis of the material, five categories were created: 1. The issue of school dropout by EJA students; 2. The need for specific training for EJA teachers; 3. The contents of science covered; 4. The importance of using differentiated methodologies; 5. Conceptions about teaching based on the students' reality. From selected excerpts, it was identified how the authors address the central theme of each category combined with the question of reality, also understood as the social context and, sometimes, the daily life of EJA students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Ciências : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Reality | en |
dc.title | O ensino de ciências na modalidade EJA : reflexões sobre os conhecimentos advindos das realidades dos educandos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159759 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License