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dc.contributor.authorAcom, Ana Carolina Cruzpt_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Joana Bosak dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T03:21:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2594-4630pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254772pt_BR
dc.description.abstractA educação feminina em Liceus, no Rio Grande do Sul, foi desenvolvida desde o século XIX, mas principalmente sob a égide do Estado, no início do século XX. A pesquisa biblio-gráfica e documental buscou encontrar relações entre a formação feminina e o ensino em artes e ofícios. A investigação em teses, dissertações, artigos e jornais de época evidenciou a marca permanente do currículo voltado à formação limitada ao horizonte doméstico. Des-sa forma percebemos em relações com a literatura e o cinema a manutenção de padrões de comportamento e inserção feminina fixos, nos quais a questão do gênero aparece sem-pre marcada pela domesticidade e cuidado com a casa e filhos.pt_BR
dc.description.abstractFemale education in Liceus, in Rio Grande do Sul, has been developed since the 19th cen-tury, but mainly under the aegis of the State, in the early 20th century. The bibliographic and documental research sought to find relationships between female education and teaching in arts and crafts. The investigation in theses, dissertations, articles and periodicals showed the permanent mark of the curriculum aimed at training limited to the domestic horizon. Thus, in relations with literature and cinema, we perceive the maintenance of fixed patterns of behavior and female insertion, in which the issue of gender is always marked by domes-ticity and care for the house and children.en
dc.description.abstractLa educación femenina en Liceus, en Rio Grande do Sul, se desarrolla desde el siglo XIX, pero principalmente bajo la égida del Estado, a principios del siglo XX. La investigación bibliográfica y documental buscó encontrar relaciones entre la educación femenina y la enseñanza en artes y oficios. La investigación en tesis, disertaciones, artículos y periódicos mostró la marca permanente del currículo dirigido a una formación limitada al horizonte doméstico. Así, en las relaciones con la literatura y el cine, percibimos el mantenimiento de patrones fijos de comportamiento e inserción femenina, en los que la cuestión del género está siempre marcada por la domesticidad y el cuidado de la casa y los hijos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino em Artes, Moda e Design. Santa Catarina: UDESC, 2023. Vol. 7, n. 1 (fev./mai. 2023), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFemale educationen
dc.subjectGenderen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducación femeninaes
dc.subjectGéneroes
dc.subjectPlan de estudioses
dc.titleNotas sobre a educação feminina nos primeiros liceus de artes e ofícios em Porto Alegre : entre poética, técnica e formaçãopt_BR
dc.title.alternativeNotes on women’s education at the firsts arts and crafts schools in Porto Alegre : poetics, technics and formationen
dc.title.alternativeNotas sobre la educación femenina en los primeros liceos de artes e oficios de Porto Alegre : poética, técnica y formaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162390pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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