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dc.contributor.authorColpes, Karen Mellopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorJokiaho, Kalvin Jäckelpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T03:21:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254737pt_BR
dc.description.abstractOs programas implantados pelo Governo Federal do Brasil para a inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares têm favorecido o crescimento do número de alunos com deficiência nessas instituições, refletindo assim, numa baixa no índice de matrículas em escola especiais. No entanto, a realidade da inclusão no Brasil está aquém do ideal ou até mesmo do esperado. Caracterizada por uma implementação carente de planejamento e fiscalização, pois muito do previsto em lei não é observado na prática. Tomando como base a educação de pessoas com deficiência visual severa e cegueira, cujo índice de incidência se destaca perante à população de pessoas com deficiência, depara-se com um corpo docente desprovido de capacitação, preparo e materiais didáticos para lidar com as particularidades deste aluno. O aluno cego possui as mesmas condições cognitivas que o aluno vidente para construir o conhecimento e aprendizado, necessitando apenas de estímulos diferentes que podem ser conferidos por recursos e materiais didáticos adequados. Um bom exemplo, são alguns conteúdos de disciplinas como Matemática e Física que necessitam de estímulos através do tato para uma melhor compreensão. Portanto, este trabalho visa contribuir para o suprimento da escassez de materiais didáticos em relevo, por meio do desenvolvimento de um processo automatizado de impressão capaz de produzir gráficos relacionais em alto-relevo. A metodologia utilizada nesse trabalho tem base no Projeto de Produto Industrial de Löbach e no planejamento de projetos experimentais de Montgomery. Como resultado, encontrou-se na utilização do filamento de tpuem impressora 3d(com parâmetros de entrada adaptados) uma solução alternativa para agilizar a produção ou adaptação de materiais didáticos, viabilizando sua entrega em tempo hábil para o início do período letivo do aluno cego.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 5. Porto Alegre : Marcavisual, 2023. p. 179-193pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign inclusivopt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.titleCabeçote de extrusão para impressora de gráficos em alto-relevo : uma forma de otimizar a produção de materiais didáticos para cegospt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001162343pt_BR


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