Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarreto, Marina Mennapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.date.accessioned2010-09-01T04:18:30Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25471pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a research based on teaching experiment methodology. It involved medium level students confronting a set of activities focusing on the mathematical modeling of oral contraceptives assimilation and elimination phenomenon. The goal was to try to develop an understanding of the changes on students schema when applying mathematics to solve real problems. The research showed that the context of a pedagogical intervention model based on the representation of the living environment has potential to develop important cognitive changes, improving the reality perceptions and interpretation. The ordinary teaching does not open ways to mathematic application to other sciences because apparently it is founded over absolutely conditions and static conceptions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.2 (jan./jun. 2008), p. 133-156pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectExperimentos matemáticospt_BR
dc.subjectTeaching experimenten
dc.titleExperimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000718980pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples