Mostrar el registro sencillo del ítem
Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática
dc.contributor.author | Barreto, Marina Menna | pt_BR |
dc.contributor.author | Garcia, Vera Clotilde Vanzetto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-01T04:18:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-6041 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25471 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo relata uma pesquisa seguindo a metodologia do “experimento didático”,1 desenvolvida com estudantes adolescentes, da 2ª série do ensino médio, confrontados com um conjunto de atividades cujo centro é o processo de modelagem de um fenômeno ligado ao tema da sexualidade e às questões da gravidez precoce: a absorção e eliminação de um anticoncepcional oral. O objetivo foi tentar compreender as mudanças que ocorrem nos esquemas dos estudantes quando utilizam matemática conhecida para interpretar e resolver problemas reais. Concluímos que uma proposta didática que vincule o interesse pelo real com a matemática pode desenvolver mudanças cognitivas importantes, reorganizando esquemas insuficientes, atribuindo sentido à matemática e melhorando a percepção e a interpretação da realidade. O ensino usual não abre caminhos para a aplicação da matemática nas outras ciências, pois tem seus fundamentos em condições aparentemente absolutas e em concepções estáticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents a research based on teaching experiment methodology. It involved medium level students confronting a set of activities focusing on the mathematical modeling of oral contraceptives assimilation and elimination phenomenon. The goal was to try to develop an understanding of the changes on students schema when applying mathematics to solve real problems. The research showed that the context of a pedagogical intervention model based on the representation of the living environment has potential to develop important cognitive changes, improving the reality perceptions and interpretation. The ordinary teaching does not open ways to mathematic application to other sciences because apparently it is founded over absolutely conditions and static conceptions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n.2 (jan./jun. 2008), p. 133-156 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | en |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Experimentos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Teaching experiment | en |
dc.title | Experimento didático : uma pesquisa para investigar mudanças cognitivas no processo de modelagem matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000718980 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Artículos de Periódicos (35809)Ciencias Exactas y Naturales (5620)