Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGuterres, Juliano de O.pt_BR
dc.contributor.authorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2010-09-01T04:18:30Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25469pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem relação com um projeto pedagógico que visa a uma abordagem dos conhecimentos fundamentais à química a partir das geociências. Uma das atividades didáticas desenvolvidas no escopo desse projeto pedagógico utiliza imagens de paisagens naturais com a intenção de motivar e articular a discussão entre alunos e professores sobre diversos fenômenos físicos e químicos. O presente artigo traz algumas reflexões construídas a partir de uma atividade piloto desenvolvida em uma Escola Estadual de Porto Alegre, onde foi exibida aos alunos uma coleção de 127 imagens, divididas em seis temas. Todas as imagens foram retiradas de sites da internet. Além disso, o artigo traz uma descrição da atividade e também algumas considerações a serem feitas para o professor que pretende utilizar esse recurso, no sentido de um melhor aproveitamento.pt_BR
dc.description.abstractIn the last years, we had developed a project that aims to employ geosciences to explain fundamental chemistry concepts. In this context, the idea of using natural landscape pictures as a didactical aid for science teachers arose. This research paper highlights some of the considerations made from a pilot activity developed in a State School in the city of Porto Alegre, RS – Brazil. In this pilot activity, a collection of 127 pictures taken from the Internet and divided into three different themes was displayed to the students. This paper describes the activity and brings some considerations for teachers who intend to employ this kind of activity in order to help these teachers to take a better advantage from the method.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul/dez 2008), p. 549-569pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLandscapesen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectSciences teachingen
dc.titleAlgumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares : descrição e análise de um caso práticopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000716897pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples