Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMikhailov, Andreipt_BR
dc.contributor.authorCamboim, Guilherme Freitaspt_BR
dc.contributor.authorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T04:57:09Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1518-6776pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254617pt_BR
dc.description.abstractPurpose: Many academic and technical studies have explored information and communications technology (ICT) applications in the agri-food sector from the farmers’ perspective. However, the technology supplier perspective on the ICT application has been largely overlooked. This paper aims to analyze how digital technologies are used within the agrifood value chain and their benefits and advantages from the technology supplier perspective. Originality/value: First, the study analyzed the benefits of ICT for the agri-food sector from the technology supplier perspective. Second, it comprised the integrated analysis of the complete set of ICT applied to the entire agri-food value chain. Third, we guaranteed the study’s replicability by using a straightforward methodological approach. Design/methodology/approach: Exploratory study with a descriptive approach was employed to map the complete set of digital technologies commercialized by 131 agri-food technology companies. The Organisation for Economic Co-operation and Development’s (OECD) (2018) typology for ICT solutions was used to identify technology types. The NVIVO software cluster analysis was applied to the data related to the benefits and advantages of the firms’ ICT solutions. Findings: We identified that cost reduction and rapid decision-making are the essential benefits of ICT. It was found that the ICT field in the agri-food sector is composed of different companies’ generations, and many are not startups. We identified two new phenomena: agricultural servitization, which comprehends the increasing importance of services as crucial input for agricultural production, and agricultural manufacturing, which refers to increasing control over production factors in agriculture.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Diversos estudos técnicos e acadêmicos exploraram as aplicações das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no setor agroalimentar do ponto de vista dos agricultores. No entanto, a perspectiva do fornecedor de tecnologia na aplicação de TIC foi amplamente esquecida. O objetivo deste artigo é analisar como as tecnologias digitais estão sendo utilizadas na cadeia de valor agroalimentar e quais são seus benefícios e vantagens na perspectiva dos fornecedores de tecnologia. Originalidade/valor: Em primeiro lugar, o estudo analisou os benefícios das TIC para o setor agroalimentar na perspectiva dos fornecedores de tecnologia, permitindo a análise integrada do conjunto completo de TIC aplicadas em toda a cadeia de valor agroalimentar. Finalmente, usando uma abordagem metodológica robusta, garantimos a replicabilidade do estudo. Design/metodologia/abordagem: Foi empregado um estudo exploratório com abordagem descritiva para mapear o conjunto completo das tecnologias digitais comercializadas por 131 empresas de tecnologia agroalimentar. Usou-se a tipologia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2018) para classificar os tipos de tecnologias. Por meio do software NVIVO, a análise de cluster foi aplicada aos dados de benefícios e vantagens das soluções digitais comercializadas pelas empresas. Resultados: Identificaram-se a redução de custos e a rápida tomada de decisão como os benefícios mais importantes das TIC. No setor agroalimentar, essas tecnologias são criadas por diferentes gerações de empresas, sendo a maioria delas startups. Identificaram-se os fenômenos de servitização agrícola, compreendendo a crescente importância dos serviços como insumo-chave para a produção agrícola, e de manufaturização agrícola, que trata do incremento do controle sobre os fatores de produção na agricultura.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRam. São Paulo. Vol. 23, no. 5 (2022), [Art.] eRAMR220114, p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgri-fooden
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAgTechen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCadeia de valorpt_BR
dc.subjectValue chainen
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.titleThe application and benefits of digital technologies for agri-food value chain : evidence from an emerging countrypt_BR
dc.title.alternativeAplicação e benefícios das tecnologias digitais para as cadeias de valor agroalimentares : evidências de um país emergenteen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001161385pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem