Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Camila Marques Viana dapt_BR
dc.contributor.authorSchultz, Glaucopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:01:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1414-0268pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254185pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende contribuir para a compreensão da relação entre a agricultura familiar e os mercados, através da mediação por organizações econômicas, objetivando fornecer, de maneira mais ampla, elementos para análise do papel que os arranjos organizacionais mobilizados pelos agricultores familiares exercem no desenvolvimento rural. Com base na premissa de que ao expandir suas relações e moldar seu campo organizacional a partir da rede de relações que estabelecem para acessar mercados, as Organizações Econômicas da Agricultura Familiar - OEAF são afetadas por uma ou mais lógicas institucionais presentes no ambiente no qual interagem, através da adoção de práticas materiais e simbólicas. Entender, portanto, como essas organizações sobrevivem diante da fragilidade de sua inserção econômica implica em conhecer quais lógicas as influenciam. Considerando a agricultura familiar como campo societal, foi identificada influência de dois tipos puros de lógica do sistema interinstitucional, a lógica do estado, a lógica da comunidade, uma variante da lógica de mercado, identificada como lógica do mercado alternativo e, por fim, uma lógica híbrida, a partir da combinação da lógica do estado e da lógica do mercado. Os resultados revelam que tais lógicas influenciam as práticas e símbolos nas OEAFs, moldando o comportamento organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to contribute to the understanding of the relationship between family farming and markets, through mediation by promotion, aiming to provide, in a broader way, elements for analyzing the role that the organizational arrangements mobilized by family farmers play in rural development. Based on the premise that when expanding their relationships and shaping their organizational field based on the network of relationships they establish for access to markets, such as Family Farming Economic Organizations - OEAF are affected by one or more institutional logics present in the environment in the qualifier interact , through the adoption of material and symbolic practices. Understanding, therefore, how these associations survive survivors of the fragility of their economic insertion implies knowing which logics they influence. Considering family farming as a social field, the influence of two pure types of logic in the interinstitutional system was identified, the state logic, the community logic, a variant of the market logic, identified as the alternative market logic and, finally, a hybrid logic, based on the combination of state logic and market logic. The results reveal that such logics influence the practices and symbols at OEAFs, shaping organizational behavior.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo contribuir a la comprensión de la relación entre la agricultura familiar y los mercados, a través de la mediación de las organizaciones económicas, con el objetivo de aportar, de manera más amplia, elementos para analizar el papel que juegan los arreglos organizativos movilizados por los agricultores familiares en el desarrollo rural. Partiendo de la premisa de que al ampliar sus relaciones y dar forma a su campo organizacional a partir de la red de relaciones que establecen para acceder a los mercados, las Organizaciones Económicas de la Agricultura Familiar - OEAF se ven afectadas por una o más lógicas institucionales presentes en el entorno en el que interactúan, mediante la adopción de prácticas materiales y simbólicas. Comprender, por tanto, cómo estas organizaciones sobreviven ante la fragilidad de su inserción económica implica conocer qué lógicas las influyen. Considerando la agricultura familiar como un campo social, se identificó la influencia de dos tipos puros de lógica en el sistema interinstitucional, la lógica estatal, la lógica comunitaria, una variante de la lógica del mercado, identificada como la lógica alternativa del mercado y, finalmente, una lógica de mercado. lógica híbrida, basada en la combinación de lógica de estado y lógica de mercado. Los resultados revelan que tales lógicas influyen en las prácticas y los símbolos en las OEAF, dando forma al comportamiento organizacional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGrifos, Chapecó, SC. Vol. 30, n. 53 (2021), p. 173-194pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamily farmingen
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectOrganizationsen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectMarketsen
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectInstitutional logicsen
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectOrganizacioneses
dc.subjectMercadoses
dc.subjectLógicas institucionaleses
dc.titleA influência das lógicas institucionais na organização econômica da agricultura familiar : uma análise no semiárido nordestinopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of institutional logic on economic organization of family agriculture : an analysis in the northeast regionen
dc.title.alternativeLa influencia de la lógica institucional en la organización económica de la agricultura familiar : un análisis en la región norestees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001158624pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples