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dc.contributor.authorMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.contributor.authorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T04:48:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0104-0146pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254004pt_BR
dc.description.abstractReflete sobre a identidade do cidadão porto alegrense a partir das informações publicadas em ambientes virtuais. Articula teoricamente os conceitos de identidade, cidade informacional e mídias locativas, para pensar a cidade formada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Aborda a identidade como fruto de um processo de identificação que ocorre nos grupos sociais, sendo a cidade um espaço de construção identitária. Defende que as informações produzidas e divulgadas sobre o cidadão evidenciam suas marcas identitárias. A metodologia está calcada na análise das informações publicadas pelos usuários na página de Porto Alegre do Foursquare, aplicativo de celular onde constam informações sobre as cidades. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo utiliza o método da narratologia, que permite identificar e caracterizar as personagens em narrativas. Conclui que o porto alegrense possui uma representação identitária múltipla no aplicativo e suas características influenciam na concepção que os sujeitos possuem sobre a própria cidade.pt_BR
dc.description.abstractIt reflects on the identity of the citizen port alegrense from the information published in virtual environments. Theoretically articulates the concepts of identity, informational city and locative media, to think about the city formed by Information and Communication Technologies. It addresses identity as the result of a process of identification that occurs in social groups, the city being a space of identity construction. Defends that the information produced and disclosed about the citizen evidences his identity marks. The methodology is based on the analysis of the information published by the users in the Porto Alegre page of Foursquare, a mobile app where information about the cities are shown. From a qualitative approach, the study uses the method of narratology, which allows to identify and characterize the characters in narratives. It concludes that the porto alegrense has a multiple identity representation in the app and its characteristics influence the conception that the subjects have about the city itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformação & Sociedade: estudos. João Pessoa. Vol. 28, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 169-179pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectInformational Cityen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectFoursquareen
dc.titleCidade informacional e identidade: o porto alegrense narrado no Foursquarept_BR
dc.title.alternativeInformational city and identity: the Porto Alegrense narrated in the Foursquareen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001066961pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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