O que medem os rankings universitários internacionais ? : apontamentos teóricos, indicadores e características
dc.contributor.author | Vanz, Samile Andrea de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T04:48:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-0146 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254003 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os rankings universitários internacionais vem ganhando importância no cenário mundial por simplificar e reduzir grande quantidade de informações acerca de universidades espalhadas por diferentes países. Ao mesmo tempo em que esta constitui sua principal vantagem, reduzir informações advindas de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais pode enviesar os resultados. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema e reúne aspectos importantes para ampliar a discussão acerca dos rankings, debate os indicadores mais utilizados e principais críticas aos rankings universitários league tables. São discutidos os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados pelos rankings Shanghai, THE, QS e Leiden. Considerandose a relevância alcançada por tais rankings, conclui-se que é fundamental ampliar a discussão entre a comunidade científica brasileira, a fim de proporcionar maior entendimento sobre o tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | The international university rankings have been gaining importance in the world stage by simplifying and reducing a large amount of information concerning universities spread in different countries. While that constitutes its main advantage, reducing information coming from different economic, social and cultural contexts may mislead the results. This paper presents a literature review on the subject and gathers important aspects to expand the rankings discussion, it debates the indicators used more frequently and the main critics to the league tables university rankings. It discusses the qualitative and quantitative indicators used by Shanghai, THE, QS and Leiden rankings. Considering the relevance obtained by such rankings, it concludes that is fundamental to expand the discussion in order to provide a large understanding about the topic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informação & Sociedade : estudos. João Pessoa. Vol. 28, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 83-92 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Information Science | en |
dc.subject | Indicadores científicos | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Indicators | en |
dc.subject | Bibliometria | pt_BR |
dc.subject | University evaluation | en |
dc.subject | University Ranking | en |
dc.title | O que medem os rankings universitários internacionais ? : apontamentos teóricos, indicadores e características | pt_BR |
dc.title.alternative | What do the international university rankings measure? theoretical notes, indicators and characteristics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001076966 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Applied and Social Sciences (4125)