Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVizer, Eduardo Andréspt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Helenicept_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T04:48:32Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2236-3467pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254001pt_BR
dc.description.abstractTentaremos demonstrar a validade da aplicação de um esquema (ou modelo) de análise comunicacional que apresentaremos aqui para a abordagem de certas características da criação de mercadorias simbólicas na Economia da Informação (EI). Acreditamos que uma abordagem a partir da comunicação ajudará a entender vários processos econômicos que se encontram no coração da EI – como a mercantilização da informação –. Não somente nos ex-tremos do processo econômico, ou seja, na produção e no consumo de bens e mercadorias, como também no processo intermediário da circulação. A EI em certos aspectos se separou e até certo ponto se tornou autônoma da economia ‘real’ e de suas práticas tradicionais de produção, assumindo, por conseguinte, uma forma nova e específica de mer-cantilização (comoditização) do processo de comunicaçãopt_BR
dc.description.abstractWe intend to demonstrate the validity of analyzing some characteristics of symbolic commodity creation in the Information Economy (IE) applying a communication perspective, for which we will present a communication scheme (or model). We believe that communication sheds light over several economic processes - such as commoditi-zation of information - that are at the core of IE. Not only in both ends of the economic process, that is to say: in the production and the consumption of goods and commodities, but in the ‘middle process’ of circulation. IE has in cer-tain aspects separated and became almost autonomous from ‘real’ economy and its traditional practices of production, therefore assuming a new and specific form of commoditization of the communication processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofExtraprensa. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo (USP). Vol. 9, n. 1 ( 2015), p. 102-113.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunication schemeen
dc.subjectEconomia da informaçãopt_BR
dc.subjectValueen
dc.subjectEconomia política da comunicaçãopt_BR
dc.subjectCommoditizationen
dc.subjectInformation Economyen
dc.titleIs communication a strategic resource for digital commodities?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000987509pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples