Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Áuria Machado dapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:04:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253756pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca analisar quais práticas informacionais desenvolvidas no perfil do Instagram Primeiros Negros, permeiam em promover ações de letramento racial. O estudo netnográfico, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, incide em resgatar questões de raça e gênero em suas inúmeras perspectivas de práticas informacionais, promover ações de letramento racial na produção, compartilhamento e troca de informações e elencar os conceitos de informação étnico-racial, letramento racial e letramento racial crítico. Através do corpus de dados com 33 postagens, observadas com a técnica de análise de conteúdo e demais técnicas não utilizadas na Ciência da Informação, a partir dos resultados obtidos, foi constatado que fortalecer a identidade negra é uma ferramenta empoderadora, onde ao desconstruir práticas racistas naturalizadas e questionar tais comportamentos problemáticos, incidem na manifestação do letramento racial e no fomento de uma educação antirracista nos espaços informacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to analyze which informational practices developed in the Instagram page Primeiros Negros, permeate to promote actions of racial literacy. The netnographic study, exploratory-descriptive and qualitative approach, focuses on rescuing issues of race and gender in its numerous perspectives of informational practices, promote actions of racial literacy in the production, sharing and exchange of information and list the concepts of ethnic-racial information, racial literacy and critical racial literacy. Through the corpus of data with 33 posts, observed with the technique of content analysis and other techniques not used in Information Science, from the results obtained, it was found that strengthening the black identity is an empowering tool, where by deconstructing naturalized racist practices and questioning such problematic behaviors, focus on the manifestation of racial literacy and the promotion of an anti-racist education in informational spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRacial literacyen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectPráticas informacionaispt_BR
dc.subjectInformational practicesen
dc.subjectNegro : Brasilpt_BR
dc.subjectEthnic-racial informationen
dc.titlePráticas informacionais no Instagram: ações de letramento racial no perfil Primeiros Negrospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157313pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples