Da (im)possibilidade do argumento cognitivo em reprovações a uma análise discursiva : a química geral em foco
dc.contributor.advisor | Loguercio, Rochele de Quadros | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Rafael da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T05:15:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253730 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Química Geral Teórica é uma disciplina introdutória obrigatória dos cursos de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta disciplina tem um dos maiores índices de retenção dentre as disciplinas ofertadas pelo Instituto de Química da UFRGS, registrando no período entre 2017/01 e 2019/02 uma retenção de 74,54% dos estudantes dos cursos de química da instituição, e esse alto número é observado em todas as universidades federais do estado. Este trabalho teve como objetivo identificar discursos sobre os possíveis fatores para essa retenção na disciplina, através das perspectivas dos docentes e dos estudantes. Os dados e discursos obtidos para este trabalho foram coletados através de questionários destinados aos grupos focais (docentes e discentes), bem como análise das estatísticas da disciplina que nos foram fornecidas pelo regente da disciplina e pela chefia de Departamento de Química Inorgânica (DQI). Os discursos obtidos nos questionários foram analisados fazendo uma justaposição entre o “disse” ou ça parle e os atos discursivos sérios, utilizando A Ordem do Discurso. Durante a análise observamos o desaparecimento do argumento cognitivo muito ouvido no ça parle, enquanto nos atos discursivos sérios a qualidade do ensino base dos estudantes foi o argumento principal. Dentre os estudantes, a estrutura da disciplina foi muito citada como principal fator, juntamente com questões sobre o ensino base. Outro fator que ficou visível nos discursos de ambos os grupos foi a culpabilização dos sujeitos, atribuindo responsabilidade pelas retenções aos estudantes (e, em alguns casos, aos docentes), o que nos faz questionar o quanto esse discurso de culpabilização vem sendo repetido, e o quanto tem de fato sido feito para mudar essas estatísticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Theoretical General Chemistry is a mandatory introd uctory course in Chemistry courses at the Federal University of Rio Grande do Sul. This course has one of the highest retention rates among the courses offered by the Chemistry Institute of UFRGS, recording in the period between 2017/01 and 2019/02 a 74.54 retention of students in the institution's chemistry courses and this high number is observed in all federal universities in the state This work aimed to identify discourses on possible factors for this retention in the discipline, through the perspect ives of teachers and students. The data and discourses obtained for this work were collected through questionnaires destined to the focus groups (professors and students), as well as analysis of the statistics of the discipline that were provided to us by the professor of the discipline and by the head of the Department of Inorganic Chemistry ( The discourses obtained in the questionnaires were analyzed making a juxtaposition between the “ or ç a parle and the serious discursive acts, using The Discourse on Language During the analysis, we observed the disappearance of the cognitive argument that was often heard in ça parle while in serious discursive acts the quality of the students' basic education was the main argument. Among students, the structure of the discipline was often cited as the main factor, along with questions about basic education. Another factor that was visible in the speeches of both groups was the blaming of the subjects, attributi ng responsibility for the retentions to students ( in some cases, to teachers), which makes us question how much this blaming speech has been repeated, and how much has been done to change these statistics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Retention index | en |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Cognitivism (Lerning theory) | en |
dc.subject | Teoria sociointeracionista | pt_BR |
dc.subject | Psychogenetic Constructivism | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Sociointeractionist theory | en |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Discourse analysis | en |
dc.subject | The discourse on language | en |
dc.title | Da (im)possibilidade do argumento cognitivo em reprovações a uma análise discursiva : a química geral em foco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135047 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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