Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFaé, Rogériopt_BR
dc.contributor.authorPertile, Indianarapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-12T04:56:51Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2236-5362pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253616pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal do artigo foi analisar o processo de formação de estratégia em uma cooperativa de crédito com sede na cidade de Carlos Barbosa/RS, no período entre 1985 e 2006. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), as estratégias podem ser influenciadas por até cinco fatores: plano, posição, padrão, perspectiva e truque. A partir do referencial adotado, fez-se necessária uma análise que partisse do processo de formação das cooperativas de crédito no Brasil. A coleta de dados foi realizada através do estudo em relação às alterações legislativas no período estudado, assim como por relatórios internos e entrevistas realizadas na organização em questão. Em resultado, percebemos estratégias formadas a partir de um padrão de decisões que emergiu durante o período em análise e que influenciaram na construção de novas perspectivas organizacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe paper objective was to analyze a Credit Cooperative strategy process formation in the city of Carlos Barbosa-RS, between 1985 and 2006. According to Mintzberg, Ahlstrand and Lampel (2000), the strategies can be formulated in a deliberated way or emerging from decisions patterns that interact with not fully predictable environment in an incremental form - or even disrupt the company's former strategy. Strategy, according to the authors, can be influenced by up to five aspects: plan, position, pattern, perspective and trick. Data collection was performed through the study of the legislative changes in the period studied, as well as internal reports and interviews conducted in the organization in question. As a result, we perceived strategies formed from a pattern of decisions that emerged during the period under analysis and that influenced in the construction of new organizational perspectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Universidade Vale do Rio Verde. Betim, MG. Vol. 21, n. 1 (jan. 2022), p. 1-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCooperativeen
dc.subjectCooperativa de créditopt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectCrediten
dc.subjectEmerging strategyen
dc.subjectCredit cooperativeen
dc.titleProcesso de formação de estratégias em uma cooperativa de créditopt_BR
dc.title.alternativeStrategy formation process in a credit cooperative en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001159525pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples