Academias da saúde no Sistema Único de Saúde : cenário atual no Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Bilibio, Luiz Fernando Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Alexandre Rossoni da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T05:02:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253487 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Academia da Saúde, instituído no país em 2011, se destaca como um equipamento da Atenção Básica voltado para promoção da saúde na comunidade. O objetivo deste estudo é analisar o Programa Academia da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a sua distribuição nas regionais de saúde do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa documental de natureza quantitativa realizada por meio do acesso ao banco de dados do sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), legislações e publicações sobre o tema no período de 2011 a 2019. Foram levantadas informações por meio de dados secundários disponíveis no CNES referentes às Academias da Saúde vinculadas ao SUS, sua localização, composição da equipe, tempo de implantação e atividades preconizadas. Os dados foram armazenados em planilhas de excel e submetidos a análise estatística descritiva a fim de responder os objetivos do estudo. Encontravam- se cadastrados 69 polos de academias da saúde, 67 em atividade e apenas 2 desativadas. O profissional de Educação Física esteve presente na maioria dos polos, seguido pelos profissionais de fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, fonoaudiologia e enfermagem. As academias também possuem profissionais contratados para a área administrativa, recreativa e de cuidado (arteterapeutas, recreadores e cuidadores). Concluí-se que o programa é um instrumento de melhoria da qualidade de vida e bem estar dos usuários do SUS e contribui ativamente para a comunidade que antes do projeto não tinha acesso a este direito de acesso à atividades voltadas ao estilo de vida saudável. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Health Academies Program, established in the country in 2011, stands out as a Primary Care equipment aimed at promoting health in the community. The objective of this study is to analyze the Health Academies Program in the Unified Health System (SUS), considering its distribution in the health regions of the state of Rio Grande do Sul. This is a quantitative documentary research conducted through access to the database of the National Registry of Health System (CNES), legislation and publications on the subject from 2011 to 2019. Information was collected through secondary data available at CNES regarding Health Academies linked to SUS, location, team composition, implementation time and recommended activities. Data were stored in excel spreadsheets and submitted to descriptive statistical analysis in order to meet the study objectives. There were 69 health academies registered, 67 active and only 2 disabled. The Physical Education professional was present in most of the centers, followed by the physiotherapy, nutrition, social work, psychology, speech therapy and nursing professionals. The gyms also have professionals hired for the administrative, recreational and care areas (art therapists, recreationists and caregivers). We conclude that the program is an instrument for improving the quality of life and well-being of SUS users and actively contributes to the community that before the project had no access to this right of access to healthy lifestyle activities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Health Promotion | en |
dc.subject | Academias | pt_BR |
dc.subject | Health academies | en |
dc.subject | Health primary care | en |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.title | Academias da saúde no Sistema Único de Saúde : cenário atual no Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Rossoni, Eloá | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159468 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1260)