Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorBoldori, Gabriel Zielpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T05:01:44Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253468pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso (TCC) se configura enquanto um estudo qualitativo, construído mediante análise de documentos e bibliografia, e trata do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID da UFRGS. A partir do problema: “Como a pedagogia crítica ajuda a compreender o subprojeto “Esporte no Ensino Fundamental e Médio” do PIBID da UFRGS subjacente do Edital CAPES no 061/2013?”, foram analisados documentos oficiais do PIBID (editais, portarias, regimentos, relatórios;) e as produções (capítulos de livros, obras, textos publicados;) construídas pelo subprojeto em questão, na tentativa de compreender, sustentado teoricamente na pedagogia crítica, o trabalho construído e reunido nas bibliografias produzidas. Através da análise e cruzamento das informações contidas documentos recolhidos (documentos oficiais do PIBID e produções textuais do subprojeto), foi possível compreender que a proposta do subprojeto investigado neste estudo – a metodologia do esporte educacional - apresenta contradições que colidem com a autonomia do bolsista de iniciação a docência em seu processo formativo, um dos pilares da proposição teórico-metodológica do PIBID, protagonizando a monocultura esportiva em detrimento de uma intencionalidade epistemológica comprometida com uma EFI escolar culturalmente plural.pt_BR
dc.description.abstractThis is a qualitative study, built through document and bibliographic analysis, and deals with the subproject Sport in Elementary and High School of the Institutional Program of Teaching Initiation of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PIBID / UFRGS). The aim of study was “How does critical pedagogy help to understand the subproject ‘Sport in Elementary and Secondary Education’ of the UFRGS/PIBID underlying CAPES Public Notice no 061/2013?”, official PIBID documents (edicts, ordinances, regiments, reports) and productions (chapters of books, works, published texts) constructed by the subproject in question were analyzed, in an attempt to understand, theoretically sustained in critical pedagogy, the work built and gathered in the produced bibliographies. Through the analysis and crossing of the information contained in documents collected (official documents of PIBID and textual productions of the subproject), it was possible to understand that the proposal of the subproject investigated in this study - the educational sport methodology - presents contradictions that collide with the student's autonomy in a formation teaching process, one of the PIBID's theoretical-methodological pillars, featuring sports monoculture at the expense of an epistemological intentionality committed to a culturally plural school physical education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectCritical pedagogyen
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectEducational sporten
dc.titlePIBID e educação física escolar : uma contribuição da pedagogia crítica à compreensão do subprojeto Esporte no Ensino Fundamental e Médio do PIBID/UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159259pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples