Garimpando memórias do Curso de Museologia da UFRGS: reminiscências de uma formação universitária
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Tipo
Outro título
Panning memories from the Museology Course at UFRGS reminiscences of a university education
Assunto
Resumo
A proposta textual, de caráter reflexivo, propõe um balanço avaliativo dos catorze anos de atuação do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e seus desdobramentos, como o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, que completou cinco anos de funcionamento. Tal exercício envolve uma dimensão informativa, produto de uma análise acadêmica de fatos e dados, e uma dimensão poética, que se vale de memórias compartilhadas por diferentes sujei ...
A proposta textual, de caráter reflexivo, propõe um balanço avaliativo dos catorze anos de atuação do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e seus desdobramentos, como o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, que completou cinco anos de funcionamento. Tal exercício envolve uma dimensão informativa, produto de uma análise acadêmica de fatos e dados, e uma dimensão poética, que se vale de memórias compartilhadas por diferentes sujeitos que têm a Museologia da UFRGS como um marco em suas vidas: seja na condição de discentes, docentes, egressos, técnicos-administrativos, ou mesmo colaboradores da formação. A mescla das dimensões permite identificar objetividades e subjetividades que dão dinamicidade ao exercício de formar futuros profissionais do campo museal. O estudo avaliativo, ancorado nos preceitos da Memória Social, se valerá de fontes documentais (projetos político-pedagógicos, ementários, documentos oficiais, entre outros) e de fontes orais (memórias compartilhadas na subcoleção Afetividades Sonoras, do programa de extensão Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias) que constituem um patrimônio histórico-educativo da formação em questão e permitem a inserção da Museologia na produção da História da Educação do Ensino Superior. A proposta estimula a partilha de experiências que a dimensão material não contempla isoladamente. A investigação valoriza as pessoas e suas relações, força motriz da formação. ...
Abstract
The textual of a reflective nature proposes an evaluative balance of the fourteen years of performance of the Bachelor's Degree in Museology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and its developments, such as the Graduate Program in Museology and Heritage, which completed five years of operation. Such an exercise involves an informative dimension, the product of an academic analysis of facts and data, and a poetic dimension, which makes use of memories shared by different subje ...
The textual of a reflective nature proposes an evaluative balance of the fourteen years of performance of the Bachelor's Degree in Museology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and its developments, such as the Graduate Program in Museology and Heritage, which completed five years of operation. Such an exercise involves an informative dimension, the product of an academic analysis of facts and data, and a poetic dimension, which makes use of memories shared by different subjects who have the Museology of UFRGS as a milestone in their lives: whether as students, teachers, graduates, administrative technicians, or even training collaborators. The mixture of dimensions allows the identification of objectivities and subjectivities that give dynamism to the exercise of training future professionals in the museum field. The evaluative study, anchored in the precepts of Social Memory, will make use of documentary sources (political-pedagogical projects, syllabuses, official documents, among others) and oral sources (memories shared in the Afetividades Sonoras sub-collection from the extension program Museology at UFRGS: trajectories and memories) that constitute a historical-educational heritage of the training in question and allow the insertion of Museology in the production of the History of Higher Education Education. The proposal encourages sharing experiences that the material dimension does not contemplate in isolation. Research values people and their relationships, the driving force of training. ...
Contido em
Revista Museologia e Patrimônio. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 15, n. 2 (2022), p. 141-168
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License