Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Raquel dapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Matheus Mesquita dept_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T05:09:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253398pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar e compreender de que forma acontece a formação de grupos de amizade e convivência a partir de aulas coletivas dentro das ‘academias tradicionais’ e possíveis aspectos que facilitam esse processo. Para essa análise desenvolvi uma pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta metodológica entrevistas semiestruturadas com dois professores de aulas coletivas de Porto Alegre em que o roteiro foi construído na direção de entender melhor esse fenômeno tão presente no universo fitness através da experiência deles. A análise das informações oriundas das entrevistas trouxe respostas e apontamentos mostrando as aulas coletivas como espaços que tem a capacidade de ir além da prática física e se constitui de processos de socializações, construção de vínculos de amizade e relações interpessoais que, algumas vezes, perpassam as paredes da academia. Os professores, por terem uma experiência consistente com esse tipo de aula trouxeram aspectos detalhados sobre várias perspectivas que vão além da simples prática de exercício físico ou busca por resultados de desempenho e estéticos dentro de uma academia. Portanto, as aulas coletivas se mostraram espaços propícios para a integração, o convívio entre seus participantes e a constituição de laços fortes entre os praticantes, além de proporcionar encontros fora do ambiente da academia, mostrando o quanto uma aula coletiva tem o poder de aproximar pessoas e tornar o que poderia ser uma busca individual de resultados de aspecto físico em um processo de socialização de grande magnitude.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectProcessos grupaispt_BR
dc.titleAulas coletivas de academia : um espaço de formação de grupos de amizade e convivênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001158911pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples