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dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T04:52:32Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252907pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo produzir reflexões sobre duas políticas públicas atuais que impactam na formação de professores. A primeira diz respeito à inserção de atividades de “prática como componente curricular” (PCC) ao longo de toda a licenciatura. Nesse sentido, apresentamos a analisamos alguns resultados de atividades de PCC desenvolvidas em uma disciplina de primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública. A segunda envolve o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pois a disciplina toma como tema, para a interação com a escola básica, os usos e o papel do livro didático de Física (LD). Realizamos uma análise estatístico-descritiva com base em dados de relatórios produzidos por licenciandos, que descrevem a interação com a escola. Na sequência, apresentamos uma análise qualitativa, através da interpretação e construção de categorias, das “falas” e percepções dos futuros professores, expressas nesses relatórios. Os resultados mostram que o LD distribuído pelo PNLD é, em muitas escolas, subutilizado ou, pelo menos, pouco incentivado para leitura dos estudantes. De outro lado, obtivemos que as atividades de PCC são muito apreciadas pelos licenciandos, que têm a oportunidade de interagir com o espaço escolar desde o primeiro semestre. Atividades de PCC agregam saberes a partir dos saberes experienciais dos professores atuantes. Além disso, a interação com a escola básica ao longo de todo o curso torna os futuros professores mais reflexivos e engajados frente às complexidades e belezas da docência.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to produce reflections on two current public policies that impact teacher education. The first concerns the insertion of “practice as a curricular component" activities throughout the course.In this sense, we present and analyze some results of the "practice as a curricular component" activities developed in a first semester discipline of a Physicsundergraduate course at a Federal Public University.The second involves the National Textbook Program, because the discipline takes as its theme, for the interaction with the basic school, the uses and role of the Physics textbook. We performed a descriptive statistical analysis based on reports produced by students, which describe interaction with the school. Following, we present a qualitative analysis, through the construction of categories, of the “speeches” and perceptions of future teachers, expressed in these reports.The results show that the textbook distributed by the National Textbook Program is, in many schools, underused or, at least, little encouraged for reading of the students. On the other hand, we found that "practice as a curricular component" activities are highly appreciated by the undergraduates, who have the opportunity to interact with the school space since the first semester.These activities adding knowledge from the experiential knowledge of activeteachersand can make future teachers more reflective and engaged in the face of the complexities and beauties of Physics teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 493-517pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPractices as a Curricular Componenten
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPhysics Textbooksen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPreservice Teachersen
dc.titleAtividades de “Prática como Componente Curricular” em uma disciplina de primeiro semestre da Licenciatura em Física de uma universidade pública : análises e perspectivaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001148731pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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