Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.contributor.authorDocampo, Domingopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-09T05:00:24Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1518-2924pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252596pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: identificar as disciplinas e universidades brasileiras que se beneficiam da colaboração científica com Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, visualizado a partir do desempenho no Global Ranking of Academic Subjects (ARWUGRAS). Método: estudo exploratório que identificou os artigos brasileiros indexados no InCites entre 2010-2019, e recalculou pesos para artigos em colaboração com os quatro países de língua inglesa. Os dados do InCites foram cotejados com o desempenho das universidades brasileiras presentes nas 54 disciplinas do ARWUGRAS edição 2021. Resultados: o Brasil figura em 39 das 54 disciplinas do ARWUGRAS, com a presença de 49 diferentes universidades brasileiras. Ao se retirar a colaboração internacional com países de língua inglesa, observou-se alteração no posicionamento das universidades brasileiras na lista de classificação. Os testes estatísticos demonstram vantagem significativa para a colaboração com estes países, considerando todas as disciplinas juntas. Quando testadas de forma específica por grandes áreas, observou-se que não há ganho significativo para Engenharias e Ciências da Vida, mas há resultados significativos para a vantagem apresentada pelas Ciências Naturais e Ciências da Saúde. Conclusão: a análise do desempenho das universidades brasileiras no ARWUGRAS demonstrou que há vantagem no posicionamento destas quando existe colaboração com autores provenientes da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.pt_BR
dc.description.abstractObjective: identify the Brazilian disciplines and universities that benefit from scientific collaboration with Australia, Canada, the United States and the United Kingdom, visualized based on their performance in the Global Ranking of Academic Subjects (ARWUGRAS). Method: exploratory study that identified Brazilian papersindexed in InCites between 2010-2019, and recalculated weights for articles in collaboration with the four English-speaking countries. InCites data were compared with the performance of Brazilian universities present in the 54 disciplines of ARWUGRAS edition 2021. Results: Brazil figures in 39 of the 54 ARWUGRAS disciplines, with the presence of 49 different Brazilian universities. Whenpapers ininternational collaboration with English-speaking countries was removed, there was a change in the position of Brazilian universities in the ranking list. Statistical tests demonstrate a significant advantage for collaboration with these countries, considering all disciplines together. When specifically tested by large areas, it was observed that there is no significant gain for Engineering and Life Sciences, but there are significant results for the advantage presented by Natural Sciences and Health Sciences. Conclusion: the analysis of the performance of Brazilian universities in the ARWUGRAS showed that there is an advantage in their positioning when there is collaboration with authors from Australia, Canada, the United States and the United Kingdom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis : UFSC, 2022. Vol. 27, (2022), 21 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific collaborationen
dc.subjectAnálise de citaçãopt_BR
dc.subjectCitation analysisen
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectIndicadores científicospt_BR
dc.subjectCorresponding authoren
dc.subjectBrazilian universitiesen
dc.subjectUniversity rankingsen
dc.titleColaboração brasileira com autores da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido e o desempenho das Universidades no Ranking ARWUGRASpt_BR
dc.title.alternativeBrazilian collaboration with australian, canadian, united states and UK authors and the performance of universities in the ARWUGRAS Ranking en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001155053pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples