Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.contributor.authorRocha, Déri Calvete dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-08T05:02:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252510pt_BR
dc.description.abstractO ensino e aprendizagem utilizando temas de relevância social busca desenvolver a alfabetização científica construindo valores para a tomada de decisões conscientes. Com base nesta premissa a temática resíduos sólidos foi escolhida por tratar-se de um tema de extrema relevância que possui interface com a Química, permitindo aproximar o saber químico de assuntos do cotidiano. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo verificar a construção do conhecimento por estudantes do ensino médio através da temática Resíduos Sólidos utilizando como proposta pedagógica uma oficina temática. A aplicação contou com a participação de 28 estudantes de uma turma de 1º ano do ensino regular, de uma Escola da Rede Pública Estadual na cidade de Porto Alegre, RS. A oficina temática contou com seis encontros. Os dados foram coletados através de questionário inicial, exercício contextualizado, jogo Kahoot!, mini relatório, questionário objetivo por meio da escala Likert, anotações e percepções da autora ao longo de toda a oficina temática. Apesar de alguns estudantes apresentarem certa dificuldade, analisando os resultados obtidos percebe-se que houve uma evolução dos conhecimentos sobre a temática, bem como referentes ao conteúdo de Tabela Periódica. Além disso, destaca-se que a oficina temática proporcionou momentos de diálogo e uma participação ativa em todas as aulas. Desta forma, conclui-se que temática e a metodologia de ensino empregados contribuiu para o aprendizado dos estudantes quanto às propriedades da tabela periódica, não só do ponto de vista químico, mas também da transversalidade com outras áreas, através de discussões que foram pano de fundo das aulas ao longo da oficina, como a responsabilidade social de todos perante o consumo e descarte dos resíduos sólidos.pt_BR
dc.description.abstractTeaching and learning using themes of social relevance seek to develop scientific literacy by building values for conscious decision-making. Based on this premise, the solid waste theme was chosen because it is a topic of extreme relevance that has an interface with Chemistry, allowing chemical knowledge to be brought closer to everyday matters. The research developed aimed to verify the construction of knowledge by high school students through the theme Solid Waste using a thematic workshop as a pedagogical proposal. The application had the participation of 28 students from a 1st year class of regular education, from a State Public School in the city of Porto Alegre, RS. The thematic workshop had six meetings. Data were collected through an initial questionnaire, contextualized exercise, Kahoot! game, mini report, objective questionnaire using the Likert scale, notes and the author's perceptions throughout the thematic workshop. Although some students have some difficulty, analyzing the results obtained, it is clear that there has been an evolution of knowledge on the subject, as well as regarding the content of the Periodic Table. In addition, it is noteworthy that the thematic workshop provided moments of dialogue and active participation in all classes. In this way, it is concluded that the theme and teaching methodology used contributed to the students' learning about the properties of the periodic table, not only from the chemical point of view, but also from the transversality with other areas, through discussions that were the backdrop for background of classes throughout the workshop, such as everyone's social responsibility towards the consumption and disposal of solid waste.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectSolid wasteen
dc.subjectOficinas temáticaspt_BR
dc.subjectThematic workshopen
dc.titleOficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001155468pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples