Mostrar el registro sencillo del ítem
Potenciais dos objetos de afeto como propositores de ações educativas em Artes Visuais
dc.contributor.advisor | Weber, Dorcas Janice | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Vanessi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T04:52:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252443 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata dos potenciais de objetos enquanto propositores em arte-educação. Motivada por indagações provocadas por atividades artísticas que pratiquei durante a formação acadêmica, que solicitavam objetos de casa ou do percurso até a aula, e pelas desafiadoras atividades exercidas dos lares de educadores e alunos, durante o período de distanciamento social em função da pandemia de Covid-19, iniciei esta pesquisa, que busca descobrir potenciais de objetos ordinários no fazer artístico em arte-educação. Aqui, busca-se investigar como objetos podem ser potencialmente utilizados como objetos propositores para ações de ensino em artes visuais e que situações, debates e reflexões eles mobilizam. O trabalho desenvolveu-se sob forma teórico-empírica, desenvolvendo um projeto de arte-educação numa escola, buscando investigar a forma de apropriação, usos e potenciais dos objetos em práticas docentes. O projeto foi realizado em três momentos: Encontrar, Estudar e Experimentar, nos quais o objeto foi escolhido, analisado e utilizado para desconstruções e ressignificações. Na busca de objetos que tivessem valor aos alunos, surgiram objetos geracionais, heranças e patrimônios (como eles mesmos expressaram), e processo acabou focado em objetos de afeto que, por seus vínculos emocionais potentes, com relação à memórias queridas, perdas e pessoas de profundo vínculo, moveram fortemente conteúdos internos que promoveram a expressão e a criação de forma igualmente intensa. Os objetos de afeto promoveram transbordamento de emoções, oportunidade de trabalhar a segurança interna da consciência enquanto indivíduo e no valor de seus objetos, memórias e emoções, amarraram e trouxeram à superfície fortes sentimentos que foram propulsores e inspiração para ações, sobre a forma e os significados dos objetos tratados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte : Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Objeto propositor | pt_BR |
dc.subject | Professor propositor | pt_BR |
dc.title | Potenciais dos objetos de afeto como propositores de ações educativas em Artes Visuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001154948 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Artes Visuales (660)