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dc.contributor.advisorSoletti, Rossana Collapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mirella Aguiar dapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-03T05:11:33Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252341pt_BR
dc.description.abstractA acessibilidade promove a participação da pessoa com deficiência (PcD) em todos os espaços e ambientes, que assim pode acessar seus direitos e viver em sociedade com autonomia. Para isso, todos devem procurar utilizar o que estiver ao seu alcance para que essas pessoas tenham condições de usufruir dos bens culturais, de mobilidade, de consumo e, entre outros, conteúdos virtuais de qualidade. A partir da divulgação científica pode-se ter acesso a temas complexos de forma adaptada para melhor compreensão do público não acadêmico A divulgação científica pode ser feita de diversas formas, como em revistas, na televisão, em museus de ciência, em mostras científicas e em plataformas como o YouTube e as redes sociais. Sendo tão importante a formação científica, os conteúdos de divulgação científica deveriam ser acessíveis a todas as pessoas, com ou sem deficiência, fortalecendo a compreensão da ciência pela população. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o uso de ferramentas de acessibilidade em canais de divulgação científica no YouTube. Foi feita avaliação dos vídeos disponíveis nos canais integrantes do selo Science Vlogs Brasil, além da aplicação de questionário e entrevistas com os participantes dos canais. Como principal resultado, foi percebido que os canais não utilizam correta e consistentemente as ferramentas disponibilizadas no YouTube e Instagram. As razões para tal podem ser compreendidas como o pouco tempo dedicado à produção de conteúdo, devido à necessidade de ter outra ocupação para conseguir se sustentar; poucas fontes de financiamento externo aos canais; pouco conhecimento para utilização correta das ferramentas, ainda que haja interesse em aprender. Apesar de se tratar de um estudo preliminar, a partir dessa pesquisa percebeu-se que a produção de um guia para aplicação de ferramentas de acessibilidade em plataformas digitais seria útil e interessante, tanto para as PcD quanto para os divulgadores científicos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.titleAcessibilidade na divulgação científica em canais do YouTubept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coStanisçuaski, Fernandapt_BR
dc.identifier.nrb001153231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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