Acessibilidade na divulgação científica em canais do YouTube
dc.contributor.advisor | Soletti, Rossana Colla | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mirella Aguiar da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-03T05:11:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252341 | pt_BR |
dc.description.abstract | A acessibilidade promove a participação da pessoa com deficiência (PcD) em todos os espaços e ambientes, que assim pode acessar seus direitos e viver em sociedade com autonomia. Para isso, todos devem procurar utilizar o que estiver ao seu alcance para que essas pessoas tenham condições de usufruir dos bens culturais, de mobilidade, de consumo e, entre outros, conteúdos virtuais de qualidade. A partir da divulgação científica pode-se ter acesso a temas complexos de forma adaptada para melhor compreensão do público não acadêmico A divulgação científica pode ser feita de diversas formas, como em revistas, na televisão, em museus de ciência, em mostras científicas e em plataformas como o YouTube e as redes sociais. Sendo tão importante a formação científica, os conteúdos de divulgação científica deveriam ser acessíveis a todas as pessoas, com ou sem deficiência, fortalecendo a compreensão da ciência pela população. Por isso, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar o uso de ferramentas de acessibilidade em canais de divulgação científica no YouTube. Foi feita avaliação dos vídeos disponíveis nos canais integrantes do selo Science Vlogs Brasil, além da aplicação de questionário e entrevistas com os participantes dos canais. Como principal resultado, foi percebido que os canais não utilizam correta e consistentemente as ferramentas disponibilizadas no YouTube e Instagram. As razões para tal podem ser compreendidas como o pouco tempo dedicado à produção de conteúdo, devido à necessidade de ter outra ocupação para conseguir se sustentar; poucas fontes de financiamento externo aos canais; pouco conhecimento para utilização correta das ferramentas, ainda que haja interesse em aprender. Apesar de se tratar de um estudo preliminar, a partir dessa pesquisa percebeu-se que a produção de um guia para aplicação de ferramentas de acessibilidade em plataformas digitais seria útil e interessante, tanto para as PcD quanto para os divulgadores científicos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | YouTube | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade na divulgação científica em canais do YouTube | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Stanisçuaski, Fernanda | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153231 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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