Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalvagni, Julicept_BR
dc.contributor.authorValentina, Vivian Tavares Dellapt_BR
dc.contributor.authorColomby, Renato Kochpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-03T05:10:04Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2526-2319pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252300pt_BR
dc.description.abstractInvestiga-se como são gerenciadas as emoções no trabalho dos motoristas de aplicativos, em um contexto de uberização. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a motoristas de aplicativos, buscando informações sobre a rotina dos motoristas de aplicativo, em seus aspectos objetivos e subjetivos. Considera-se que o trabalho emocional faz parte do cotidiano dos motoristas e que as emoções são gerenciadas por meio de amplo esforço para se manter tranquilo e desenvolver a cordialidade durante a jornada de trabalho. Os sentimentos apontados pelos motoristas durante sua jornada de trabalho estão relacionados com a insegurança no trabalho, a falta de clareza dos parâmetros de avaliação, o autogerenciamento e a intensificação do trabalho para garantir sua sobrevivência.pt_BR
dc.description.abstractIt investigates how emotions are managed in the work of application drivers, in a context of uberization. For this, field research was carried out, with the application of semi-structured interviews to application drivers, seeking information about the routine of application drivers, in their objective and subjective aspects. It is considered that emotional work is part of the daily life of drivers and that emotions are managed through ample effort to remain calm and develop cordiality during the workday. The feelings pointed out by drivers during their workdayare related to job insecurity, lack of clarity of evaluation parameters, self-management,and intensification of work to ensure their surviva.en
dc.description.abstractSe investiga cómo se manejan las emociones en el trabajo de los drivers de aplicaciones, en un contexto de uberización. Para ello, se realizó una investigación de campo, con la aplicación de entrevistas semiestructuradas a drivers de aplicaciones, buscando información sobre la rutina de los drivers de la aplicación, en sus aspectos objetivos y subjetivos. Se considera que el trabajo emocional forma parte del día a día de los conductores y que las emociones se gestionan mediante un amplio esfuerzo para mantener la calma y desarrollar la cordialidad durante la jornada laboral. Los sentimientos señalados por los conductores durante su jornada laboral están relacionados con la inseguridad en el trabajo, la falta de claridad en los parámetros de evaluación, la autogestión y la intensificación del trabajo para asegurar su supervivencia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista trabalho, política e sociedade. Nova Iguaçu, RJ. Vol. 7, n. 12 (2022), p. 1-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorld of worken
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectOrganization of worken
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectField researchen
dc.subjectTrabalho informalpt_BR
dc.subjectPsicologia do trabalhopt_BR
dc.subjectWork psychologyen
dc.subjectSociety and worken
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectMundo de trabajoes
dc.subjectOrganización de trabajoes
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.subjectTema de investigaciónes
dc.subjectPsicología del trabajoen
dc.subjectSociedad y trabajoen
dc.title“Quem não é simpático acaba sendo punido” : o trabalho emocional no contexto da uberizaçãopt_BR
dc.title.alternative"Who is not nice ends up being punished" : emotional work in the context of uberizationen
dc.title.alternative"Quien no es agradable acaba siendo castigado" : trabajo emocional en el contexto de la uberizaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152954pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples