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dc.contributor.advisorAlgeri, Simonept_BR
dc.contributor.authorTavares, Bruna Noalpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:54:01Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252220pt_BR
dc.description.abstractO suicídio vem sendo considerado como um grave e relevante problema de saúde pública e que afeta todas as faixas etárias. Além de um assunto atual, é um fenômeno complexo e multifatorial. No Brasil, entre 2002 e 2012, o suicídio de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos aumentou 40%. OBJETIVO: Analisar as produções científicas nacionais e internacionais para caracterizar os sinais do suicídio infantil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo tipo Revisão Integrativa (RI) de pesquisa, baseado em Cooper. Buscou-se publicações sobre a temática no período de 2009 a 2019, nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed, e CINAHL nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS: A amostra deste estudo foi composta por 5 publicações. Os resultados demonstram que a abordagem sobre o comportamento suicida em crianças é um assunto complexo, já de conhecimento científico, porém, carente de publicações especializadas sobre a temática. Fica evidente a escassez de literatura específica sobre o suicídio em crianças menores de 10 anos e salienta-se que o assunto suicídio infantil, na maioria das vezes vem associado à adolescência. CONSIDERAÇÕES: Para a prevenção do suicídio infantil é preciso observar as atitudes e comportamentos autodestrutivos, o papel da família, professores e profissionais da saúde nesse processo é fundamental. Portanto, estabelece-se a necessidade da realização de novos estudos, com novas metodologias de pesquisas, diversas e aprofundadas, com foco na descoberta e análise dos sinais do suicídio infantil.pt_BR
dc.description.abstractSuicide is being considered a grave and relevant public health problem that affects people from all age groups. It is not only a relevant topic nowadays, but also a complex and multifactorial phenomenon. In Brazil, from 2002 to 2012, suicide among children and teenagers between 10-14 years of age increased 40%. OBJECTIVE: Analyze the national and international scientific studies in order to characterize the signs of child suicide. METHODOLOGY: This is an Integrative Literature Review type of study, based on Cooper’s work. Publications on the subject, from 2009 to 2019, were searched in the SciELO, LILACS, PubMed, and CINAHL databases in Portuguese, English and Spanish languages. INTERPRETATION AND ANALYSIS OF RESULTS: This study sample is composed by 5 researches. The results show that the approach of suicidal behavior in children is a complex matter, with existing scientific knowledge but lacking in published studies about it. The scarcity of specific literature on suicide of children under 10 years of age is evident, and child suicide is mostly associated to teenagers. CONCLUSIONS: Self-destructive attitudes and behaviors must be observed in order to prevent child suicide, and the family, teachers and health professionals are fundamental parts of the process. Therefore, the need for further studies is stablished, using more diverse and in-depth research methodologies focusing on discovering and analyzing the signs of child suicide.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectSuicideen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectSuicidal behavioren
dc.subjectComportamento suicidapt_BR
dc.titleSinais de suicídio infantil : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142359pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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