Show simple item record

dc.contributor.authorVerran, Pedro Godinhopt_BR
dc.contributor.authorStrohaecker, Tania Marquespt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:52:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2182-1267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252164pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta metodológica de identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no município de Porto Alegre/RS, através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A metodologia contemplou dados do censo demográfico e do censo escolar, os quais foram manipulados através de ferramentas de Geoprocessamento para a geração de mapas temáticos. O mapeamento foi realizado em duas escalas de análise. Na primeira escala de análise, o município foi dividido em 17 regiões, e duas dessas regiões foram selecionadas para análises mais específicas por possuírem baixas taxas de atendimento ao ensino infantil. Na segunda escala de análise, as duas regiões selecionadas previamente foram mapeadas com um maior nível de detalhamento, através do método dasimétrico. Além disso, foram mapeados os pontos com as coordenadas geográficas de creches e pré-escolas para a geração de raios de recrutamento, com a finalidade de se identificar as áreas com baixas condições de acesso a esses equipamentos. Dessa forma, foram identificadas duas áreas prioritárias para a instalação de creches e duas áreas para a instalação de pré-escolas. Como as bases de dados utilizadas nesta pesquisa possuem abrangência nacional, o uso dessa metodologia possibilita a comparação das diferentes realidades da oferta e demanda ao ensino infantil entre os municípios brasileiros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista GOT - Geografia e Ordenamento do Território. Portugal: Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Vol. 22 (dez. 2021) p. 200-229pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.subjectMétodo dasimétricopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleProposta metodológica para identificação de áreas carentes de equipamentos de ensino infantil no Município de Porto Alegre /RSpt_BR
dc.title.alternativeMethodological proposal for identification of unified areas of early childhood education equipments in the municipality of Porto Alegre / RS en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137746pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record