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dc.contributor.authorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorGolin, Cidapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-26T05:01:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1984-8226pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251877pt_BR
dc.description.abstractO artigo, um recorte da pesquisa “Jornalismo e representação do sistema artístico-cultural nos anos 80: um estudo do jornal Diário do Sul (Porto Alegre, 1986-1988)”, analisa a dinâmica entre os projetos editorial e gráfico do jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil, buscando compreender, por meio de um objeto histórico, como a forma gráfica foi capaz de expressar e sustentar um conceito de edição. Experiência singular em uma época em que o formato editorial tabloide tornava-se hegemônico no Rio Grande do Sul, esse quality-paper valorizou a fotografia de autor e a ilustração, apostando em cadernos autônomos para driblar a austeridade de seu projeto gráfico. Percebeu-se o crescimento da visibilidade da cultura na trajetória do jornal, expansão coerente ao valor desse segmento na identidade do periódico e que refletiu mudanças na cobertura cultural, seguindo estratégias comuns aos principais jornais brasileiros na década de 1980.pt_BR
dc.description.abstractCulture visibility and graphic design on Diário do Sul newspaper (1986-1988). This article is part of the research “Journalism and representation of artistic and cultural system in 80’s: a study of Diário do Sul newspaper (Porto Alegre, 1986-1988)”, and it examines the dynamics between the editorial and graphic projects of Diário do Sul, a newspaper of the group Gazeta Mercantil. The article intents to show, by analyzing a historical object, how the newspaper’s graphic design was able to express and support a concept of editing. This was a unique experience when the editorial tabloid format became hegemonic in Rio Grande do Sul State and this quality-paper style valued the authorial photography and illustration, investing on autonomous supplements to get around the austerity of its graphic design. We noticed the growth of culture visibility in the trajectory of the newspaper, which was a coherent expansion according to the value of that segment in the identity of the newspaper and that caused changes in the cultural coverage of events, following common strategies of the main Brazilian newspapers in the 1980s.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 71-85pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGraphic projecten
dc.subjectProjeto gráficopt_BR
dc.subjectCultural journalismen
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectDiário do Sul (Jornal)pt_BR
dc.titleO projeto gráfico e a visibilidade da cultura no jornal Diário do Sul : (1986-1988)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000819297pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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