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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorFogazzi, Felipe Vacaropt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T04:46:47Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251796pt_BR
dc.description.abstractExiste um problema com a quantidade de lixo produzida no mundo e nos propomos a criar uma peça de "software" que ajudasse as pessoas a terem consciência do lixo que elas produzem. Para a realização deste estudo foi criado o núcleo de um "software" capaz de facilitar a conscientização do lixo produzido. Este núcleo consiste em usar realidade aumentada para instanciar modelos 3D e, com um simulador de física, fazer uma pilha de objetos comuns encontrados no lixo, como sacos de lixo, latas e caixas de leite. Para a criação de tal "software" utilizamos a "Game Engine Unity" para o sistema operacional "An droid" e "Ios", fizemos uso do interpretador de modelos 3D e de seu simulador de física e adquirimos métricas sobre este núcleo. Estas métricas foram números de "colliders", números de triângulos, memória alocada, FPS(frames por segundo) e "frame time" (tempo de processamento do "frame"). Com estas informações em mão, poderemos definir gargalos no aplicativo, e, deste modo, em implementações futuras sabermos que tipos de configurações o aplicativo pode suportar.pt_BR
dc.description.abstractThere is a problem with the amount of garbage produced in the world and we propose to create a piece of "software" that would help people to be aware of the garbage they produce. In order to carry out this study, the core of a "software" capable of facilitating the awareness of the waste produced was created. This core consists of using augmented reality to instantiate 3D models and, with a physics simulator, making a pile of common objects found in the garbage, such as garbage bags, cans and milk cartons. For the cre ation of such "software" we used the "Game Engine Unity" for the "Android" and "Ios" operating systems, we made use of the 3D model interpreter and its physics simulator and we acquired metrics about this core. These metrics were collider numbers, triangle num bers, allocated memory, FPS(frames per second) and frame time. With this information in hand, we will be able to define bottlenecks in the application, and in this way, in future implementations, we will know what types of configurations the application can support.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectAugmented Realityen
dc.subject3Dpt_BR
dc.subjectMobile Appen
dc.subjectGarbageen
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectAplicativo móvelpt_BR
dc.titleAplicação mobile para visualização de grandes quantidades de objetos 3D em realidade aumentadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGiambastiani, Mariane Teixeirapt_BR
dc.identifier.nrb001153944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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