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Aplicação mobile para visualização de grandes quantidades de objetos 3D em realidade aumentada
dc.contributor.advisor | Nedel, Luciana Porcher | pt_BR |
dc.contributor.author | Fogazzi, Felipe Vacaro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T04:46:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/251796 | pt_BR |
dc.description.abstract | Existe um problema com a quantidade de lixo produzida no mundo e nos propomos a criar uma peça de "software" que ajudasse as pessoas a terem consciência do lixo que elas produzem. Para a realização deste estudo foi criado o núcleo de um "software" capaz de facilitar a conscientização do lixo produzido. Este núcleo consiste em usar realidade aumentada para instanciar modelos 3D e, com um simulador de física, fazer uma pilha de objetos comuns encontrados no lixo, como sacos de lixo, latas e caixas de leite. Para a criação de tal "software" utilizamos a "Game Engine Unity" para o sistema operacional "An droid" e "Ios", fizemos uso do interpretador de modelos 3D e de seu simulador de física e adquirimos métricas sobre este núcleo. Estas métricas foram números de "colliders", números de triângulos, memória alocada, FPS(frames por segundo) e "frame time" (tempo de processamento do "frame"). Com estas informações em mão, poderemos definir gargalos no aplicativo, e, deste modo, em implementações futuras sabermos que tipos de configurações o aplicativo pode suportar. | pt_BR |
dc.description.abstract | There is a problem with the amount of garbage produced in the world and we propose to create a piece of "software" that would help people to be aware of the garbage they produce. In order to carry out this study, the core of a "software" capable of facilitating the awareness of the waste produced was created. This core consists of using augmented reality to instantiate 3D models and, with a physics simulator, making a pile of common objects found in the garbage, such as garbage bags, cans and milk cartons. For the cre ation of such "software" we used the "Game Engine Unity" for the "Android" and "Ios" operating systems, we made use of the 3D model interpreter and its physics simulator and we acquired metrics about this core. These metrics were collider numbers, triangle num bers, allocated memory, FPS(frames per second) and frame time. With this information in hand, we will be able to define bottlenecks in the application, and in this way, in future implementations, we will know what types of configurations the application can support. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Augmented Reality | en |
dc.subject | 3D | pt_BR |
dc.subject | Mobile App | en |
dc.subject | Garbage | en |
dc.subject | Realidade aumentada | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo móvel | pt_BR |
dc.title | Aplicação mobile para visualização de grandes quantidades de objetos 3D em realidade aumentada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Giambastiani, Mariane Teixeira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153944 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Informática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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