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dc.contributor.advisorCordeiro, Weverton Luis da Costapt_BR
dc.contributor.authorLima, Bruno Santana Massena dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T04:45:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251781pt_BR
dc.description.abstractCom a Internet cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, cresce cada vez mais a quantidade de informações disponíveis ao usuário. Com o objetivo de personalizar a experiência do usuário, são utilizados sistemas de recomendação para apresentar a ele apenas informações consideradas relevantes. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade de diferentes sistemas de recomendação baseados em grafos propostos na literatura sobre um conjunto de dados da plataforma de streaming digital Globoplay. Inicialmente, foi realizada uma análise da literatura para encontrar trabalhos com código fonte disponível e replicáveis. Em seguida, foi feita uma modelagem do conjunto de dados fornecido em um grafo de conhecimento. Por fim, os frameworks foram treinados com o grafo de conhecimento gerado e foi realizada uma análise individual dos resultados, assim como uma comparação geral entre os trabalhos. Os experimentos realizados demonstraram bons resultados, indicando grande potencial destes modelos quando aplicados ao conjunto de dados do Globoplay. Outro ponto observado foi a tendência que os sistemas de recomendação baseados em grafos têm de fornecer boas recomendações em um contexto de conteúdos de mídia audiovisual. Além disso, também foi observado que um aumento na quantidade de informações utilizadas para o treinamento destes modelos tem grande potencial para melhorar ainda mais os resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractWith the internet increasingly present in people’s daily lives, the amount of information available to the user grows more and more. In order to personalize the user experience, recommender systems are used to present only information that the user considers relevant. The general goal of this work is to analyze the applicability of different graph-based recommendation systems proposed in the literature on a dataset from the Globoplay digital streaming platform. Initially, a literature review was performed to find works with available source code and replicable. Then, the provided dataset was modeled into a knowledge graph. Finally, the frameworks were trained with the generated knowledge graph and an individual analysis of the results was performed, as well as a general comparison between the works. The experiments performed showed good results, indicating great potential of these models when applied to the Globoplay dataset. Another point observed was the tendency of graph-based recommendation systems to provide good recommendations in a context of audiovisual media content. In addition, it was also observed that an increase in the amount of information used for training these models has great potential to further improve the results obtained.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema de Recomendaçãopt_BR
dc.subjectRecommender Systemen
dc.subjectInformações : usuáriopt_BR
dc.subjectKnowledge Graphen
dc.subjectGrafospt_BR
dc.titleAnálise de aplicabilidade de recomendações baseadas em grafos para conteúdos multimídia do globoplaypt_BR
dc.title.alternativeApplicability analysis of graph-based recommendations for globoplay’s multimedia content en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGalante, Renata de Matospt_BR
dc.identifier.nrb001153899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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