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dc.contributor.advisorMesquita, Marilise Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ramonna dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T04:55:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251569pt_BR
dc.description.abstractPorto Alegre foi uma das primeiras capitais do Brasil a implantar a Coleta Seletiva de resíduos, tendo sua primeira operação na década de 70, com um projeto piloto em apenas um bairro e, em seis anos, conseguiu estender o programa para atender toda a cidade, tornando-se a principal atividade econômica de algumas comunidades. Conforme o Art. 2° da Lei n° 9.795/1999, a educação ambiental é um componente essencial da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre variáveis sociodemográficas e conhecimentos dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quanto ao manejo de resíduos sólidos urbanos e os impactos ambientais de seu descarte incorreto. Foi aplicado um questionário virtual via “Google Forms” para diversos cursos da UFRGS. Foram obtidas 177 respostas que foram analisadas a partir de um estudo transversal descritivo e exploratório com abordagem quanti-qualitativa. Os resultados mostraram que a maior parte de seus conhecimentos sobre a temática abordada foram adquiridos em período escolar, e o ensino superior foi a fonte de ensino formal menos responsável. Foi observada grande atribuição de mídias na aprendizagem dos participantes. A maioria manifestou grande interesse no procedimento de compostagem, que evidenciou a curiosidade pelo método sustentável de descarte de resíduos orgânicos. A temática do manejo e descarte de resíduos sólidos urbanos devem ser amplamente discutidas e estudadas a nível de saúde pública para que haja a responsabilidade coletiva quanto à diminuição desses resíduos descartados indevidamente.pt_BR
dc.description.abstractPorto Alegre was one of the first capitals in Brazil to implement the Selective Waste Collection, having its first operation in the 70's, with a pilot project in just one district and, in six years, the program was able to serve the entire city, and it’s considered the main economic activity of some communities. According to Art. 2 of Law No. 9,795/1999, environmental education is an essential component of national education, and must be present in an articulated way at all levels and modalities of the educational process, both formally and non-formally. The purpose of this study was to evaluate the association between sociodemographic variables and knowledge of students at the Federal University of Rio Grande do Sul regarding urban solid materials and the environmental impacts of their incorrect disposal. A virtual questionnaire was applied via “Google Forms” to several courses at UFRGS. A total of 177 responses were obtained, which were analyzed from a descriptive and exploratory cross-sectional study with a quantitative-qualitative approach. The results showed that most of their knowledge on the topic addressed was acquired during school. University education was the least responsible source of formal education. A large attribution of the media was observed in the participants' learning. Most of the students expressed great interest in the composting procedure, which evidenced the curiosity for the sustainable method of disposing of organic waste. The issue of management and disposal of urban solid waste should be widely discussed and studied at the public health level so that there is collective responsibility for the reduction of improperly discarded waste.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectResíduos sólidos urbanos : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleResíduos sólidos urbanos : educação ambiental para os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.identifier.nrb001153262pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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