Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorBrito, Jhonata Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-12T04:59:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251023pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas).pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the importance of Scientific Initiation in a Basic Education private school having a qualitative approach, in the city of Porto Alegre, Rio Grade do Sul, in the year 2020. This study was conducted with the participation of 11 students from the Group of Advanced Studies (GEA) from the school and with 4 teachers from different areas who participate in the group. Students and teachers used Google forms platform to answer a questionnaire with the objective to gather information about the subjects' perceptions about scientific initiation. A bibliographic review was carried out on the subject and showed that the topic of Scientific Initiation is still recent and that there are few studies regarding its inclusion in Basic Education. To construct the theoretical reference of this work, the author Pedro Demo was adopted, which extend the idea of educating through research as an emancipatory formative possibility of the individual. The data collected was interpreted through content analysis. Both by the results obtained in the literature review, as well as by the data set aggregated in this work, it was possible to infer that students and teachers perceive Scientific Initiation as a way of adding positive aspects in the students formation, generating improvements on their performance in areas such as reading, writing, concentration and increasing interest in classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific Initiationen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectNatural Sciences Educationen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectEducate through researchen
dc.titleComo a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001130380pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples