Territórios pedagógicos : o futebol do quilombo da família Flores como linguagem para a educação geográfica
dc.contributor.advisor | Pires, Claudia Luisa Zeferino | pt_BR |
dc.contributor.author | Flores, Laura Isabel dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T04:38:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250764 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar o futebol como linguagem para educação geográfica, a partir das práticas realizadas pela liderança quilombola Geneci de Lourdes Flores. Analisando e compreendendo o papel do futebol na educação geográfica, nas relações de afirmação territorial do Quilombo da Família Flores localizado no bairro Glória, na zona Sul de Porto Alegre, bem como, as colaborações de Geneci, professora de futebol para uma educação antirracista e não sexista. A elaboração do presente trabalho foi feita a partir de atividades de campo realizadas junto ao Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (NEGA/UFRGS) para o desenvolvimento de cartografias sociais, e posteriormente, revisões bibliográficas no campo da geografia, educação geográfica e educação. Através da pesquisa-ação e da análise qualitativa do discurso de Geneci, foi possível encontrar elementos que contribuem para a educação geográfica, de modo a apresentar neste trabalho um instrumento pedagógico e político à educação quilombola e ERER. | pt_BR |
dc.description.abstract | La presente investigación tiene como objetivo la análisis del fútbol como lenguaje para la educación geográfica, a través de las prácticas realizadas por la líder del palenque Geneci de Lourdes Flores. Analizar y comprender el papel del fútbol en la educación geográfica, en las relaciones de afirmación territorial del Quilombo 1 da Família Flores en el barrio de Glória, en el sur de Porto Alegre, así como las colaboraciones de Geneci, una profesora de fútbol para la lucha feminista antirracista. El desarrollo de esa investigación se hizo a través de actividades de campo realizadas con el Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente (NEGA/UFRGS) para la elaboración de cartografías sociales, y posteriormente, revisiones bibliográficas en el campo de la geografía, la educación geográfica y la educación. Conque, partiendo de la investigación-acción y el análisis cualitativo del discurso de Geneci, fue posible detectar elementos que contribuyen a la educación geográfica, de modo a convertir esa investigación en un instrumento pedagógico y político. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educación geográfica; | es |
dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Fútbol | es |
dc.subject | Educación antirracista | es |
dc.subject | Futebol : Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Quilombo da Família Flores | es |
dc.title | Territórios pedagógicos : o futebol do quilombo da família Flores como linguagem para a educação geográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153039 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (463)