Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVerdum, Robertopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Tania Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:38:00Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250718pt_BR
dc.description.abstractO planeta Terra é o mais complexo dos planetas telúricos, então identificados no Sistema Solar, o que resulta em maior heterogeneidade de processos e de morfologias, as quais deram origem a ricas geodiversidade e biodiversidade. Enquanto habitantes da Terra, temos as possibilidades de estudar e de conhecer, in loco, os processos geológicos e geomorfológicos que modelam sua superfície. A exploração científica planetária, sobretudo nas últimas décadas, tem revelado evidências de modificação na paisagem de Marte. A identificação, a classificação e a distribuição dos fenômenos e da dinâmica superficial aumentam, à medida que mais imagens de alta resolução são adquiridas e disponibilizadas. Nesse contexto, pode-se inserir um novo conceito, ao qual alguns pesquisadores têm se dedicado: exogeodiversidade, termo que designa a "geodiversidade" fora do planeta Terra. Nesse caminho, a divulgação científica do conhecimento gerado pela exploração espacial deverá estimular o interesse de leigos, de alunos e de professores. Entretanto, denota-se uma lacuna na produção de material didático, pois este tema é tido apenas como conteúdo optativo nos âmbitos escolar e universitário. Assim, este trabalho objetiva inicialmente reconhecer e caracterizar as formas e os processos geomorfológicos de Marte, análogos à paisagem e às formas de relevo na Terra, através da leitura e da análise de imagens como instrumentos nos processos de ensino e de aprendizagem em Geografia. Igualmente, o presente texto tem a finalidade de compor uma proposta de materiais didático e de atividades para o conteúdo programático da disciplina de Geografia, tanto em nível escolar quanto universitário. Contudo, a sequência didática sugerida pode ser utilizada por professores de diferentes áreas do conhecimento, que, associados aos demais capítulos deste trabalho, pode contribuir para sua própria formação. Além disso, este trabalho destacará a importância da relação entre divulgação cientifica, Educação e ensino de Geografia, enquanto instrumento à disposição de pro fessores, de pesquisadores e de divulgadores científicos profissionais para estimular o pensamento crítico sobre Ciências. Do mesmo modo, pretende-se manifestar a necessidade de se propor uma disciplina, mesmo que eletiva, que aborde a exogeodiversidade dos planetas telúricos nos cursos de bacharelado e de licenciatura em Geografia.pt_BR
dc.description.abstractPlanet Earth is the most complex of the telluric planets then identified in the Solar System, which results in greater heterogeneity of processes and morphologies that have given rise to rich geodiversity and biodiversity. As inhabitants of the Earth, we h ave the possibilities to study and to know, in loco, both geological and geomorphological processes that shape its surface. Especially in the last decades, planetary scientific exploration has revealed evidence of modification in the landscape of Mars. The identification, classification and distribution of surface phenomena and dynamics increase as more high-resolution images are acquired and made available. In this context, one can insert a new concept, to which some researchers have been dedicated: exogeo diversity, the term that designates the "geodiversity" outside planet Earth. In this way, the scientific dissemination of knowledge generated by space exploration should stimulate the interest of laymen, students and teachers. However, it is denoted a gap in the production of didactic material, because this theme is taken only as optional content in school and university spheres. Thus, this work aims initially to recognize and to characterize the forms and the geomorphologic processes of Mars, analogous to the landscape and the forms of relief on Earth, through the reading and the analysis of images as instruments in the processes of teaching and learning in Geography. Also, the present text has the purpose of composing a proposal of didactic materials and a ctivities for the programmatic content of Geography discipline, both at school and university level. However, the suggested didactic sequence can be used by teachers of different areas of knowledge, which, associated with the other chapters of this work, can contribute to their own training. Moreover, this work will highlight the importance of the relationship between science dissemination, education and teaching of Geography, as a tool available to teachers, researchers and professional science disseminato rs to stimulate critical thinking about Science. In the same way, it is intended to manifest the need to propose a discipline, even if elective, that approaches the exogeodiversity of the telluric planets in both bachelor and licentiate graduate courses of Geography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExogeodiversityen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectScientific disseminationen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMarte (Planeta)pt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.titleExogeodiversidade e divulgação científica para o ensino de Geografia : feições eólicas de Martept_BR
dc.title.alternativeExogeodiversity and scientific dissemination for geography teaching : Mars wind featuresen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153017pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples