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dc.contributor.advisorCâmara, Marina Andradept_BR
dc.contributor.authorAmon, Daniela Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2022-10-28T04:47:15Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250539pt_BR
dc.description.abstractO presente texto é fruto da pesquisa sobre a Arte Povera, um dos movimentos artísticos mais relevantes da segunda metade do século XX. A abordagem que aqui propomos é crítica e historiográfica, em detrimento da visão mais comumente difundida acerca do movimento, que o reduz a critérios plásticos. Partindo do contexto sociocultural e histórico ao qual a Arte Povera pertenceu, valemo-nos da análise de documentos textuais que servem de testemunho do posicionamento das figuras-chave do movimento em relação à arte, à política e ao ambiente cultural dos anos 1960 e 1970. A importância da prática da escrita na produção dos artistas poveri é outro ponto fundamental sobre o qual a pesquisa se dedicou. Os escritos dos artistas são tomados tanto como recurso de elaboração teórica e conceitual do próprio trabalho, quanto como prática artística em si. Buscando investigar especificamente o que de fato foi este movimento tão complexo e heterogêneo, pudemos, por fim, relacioná-lo ao contexto mais abrangente da arte contemporânea daquele período.pt_BR
dc.description.abstractIl presente testo risulta dalla ricerca sull’Arte Povera, un dei movimenti artistici più rilevanti del secondo 900. L’approccio che ci proponiamo è critico e storiografico, a dispetto della visione del movimento più abitualmente diffusa che lo riduce a criteri puramente plastico-materiali. Partendo dal contesto socioculturale e storico al quale appartenne l’Arte Povera, intratteniamo l’analisi di documenti testuali che servono di testimonianza dell’atteggiamento delle figure-chiave della tendenza artistica riguardo l’arte, la politica così come l’ambiente culturale degli anni sessanta e settanta. L’importanza della pratica della scrittura nell’ambito delle produzioni poveriste è un punto altrettanto fondamentale attorno al quale si è centrata questa ricerca. Gli scritti d’artista sono ripresi in quanto risorsa di elaborazione teorica e concettuale del proprio lavoro anziché in quanto pratica artistica per sé stessa. Cercando di indagare specificamente quello che di fatto fu questo movimento così complesso e eterogeneo, abbiamo potuto, perfino, collegarlo al contesto più ampio dell’arte contemporanea in quel periodo storico.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStoriografia dell’arteit
dc.subjectCelant, Germanopt_BR
dc.subjectArte poverapt_BR
dc.subjectCritica d’arteit
dc.subjectHistoria da arte contemporaneapt_BR
dc.subjectArte e vitait
dc.subjectCritica de arte contemporaneapt_BR
dc.subjectArte : Vidapt_BR
dc.subjectArte contemporânea : Itáliapt_BR
dc.subjectHistoriografia da artept_BR
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.titleHistoriografia crítica : a Arte Povera como tendência artísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152251pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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