Historiografia crítica : a Arte Povera como tendência artística
dc.contributor.advisor | Câmara, Marina Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Amon, Daniela Barcellos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-28T04:47:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250539 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto é fruto da pesquisa sobre a Arte Povera, um dos movimentos artísticos mais relevantes da segunda metade do século XX. A abordagem que aqui propomos é crítica e historiográfica, em detrimento da visão mais comumente difundida acerca do movimento, que o reduz a critérios plásticos. Partindo do contexto sociocultural e histórico ao qual a Arte Povera pertenceu, valemo-nos da análise de documentos textuais que servem de testemunho do posicionamento das figuras-chave do movimento em relação à arte, à política e ao ambiente cultural dos anos 1960 e 1970. A importância da prática da escrita na produção dos artistas poveri é outro ponto fundamental sobre o qual a pesquisa se dedicou. Os escritos dos artistas são tomados tanto como recurso de elaboração teórica e conceitual do próprio trabalho, quanto como prática artística em si. Buscando investigar especificamente o que de fato foi este movimento tão complexo e heterogêneo, pudemos, por fim, relacioná-lo ao contexto mais abrangente da arte contemporânea daquele período. | pt_BR |
dc.description.abstract | Il presente testo risulta dalla ricerca sull’Arte Povera, un dei movimenti artistici più rilevanti del secondo 900. L’approccio che ci proponiamo è critico e storiografico, a dispetto della visione del movimento più abitualmente diffusa che lo riduce a criteri puramente plastico-materiali. Partendo dal contesto socioculturale e storico al quale appartenne l’Arte Povera, intratteniamo l’analisi di documenti testuali che servono di testimonianza dell’atteggiamento delle figure-chiave della tendenza artistica riguardo l’arte, la politica così come l’ambiente culturale degli anni sessanta e settanta. L’importanza della pratica della scrittura nell’ambito delle produzioni poveriste è un punto altrettanto fondamentale attorno al quale si è centrata questa ricerca. Gli scritti d’artista sono ripresi in quanto risorsa di elaborazione teorica e concettuale del proprio lavoro anziché in quanto pratica artistica per sé stessa. Cercando di indagare specificamente quello che di fatto fu questo movimento così complesso e eterogeneo, abbiamo potuto, perfino, collegarlo al contesto più ampio dell’arte contemporanea in quel periodo storico. | it |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Storiografia dell’arte | it |
dc.subject | Celant, Germano | pt_BR |
dc.subject | Arte povera | pt_BR |
dc.subject | Critica d’arte | it |
dc.subject | Historia da arte contemporanea | pt_BR |
dc.subject | Arte e vita | it |
dc.subject | Critica de arte contemporanea | pt_BR |
dc.subject | Arte : Vida | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea : Itália | pt_BR |
dc.subject | Historiografia da arte | pt_BR |
dc.subject | Crítica de arte | pt_BR |
dc.title | Historiografia crítica : a Arte Povera como tendência artística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001152251 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)