Historiografia crítica : a Arte Povera como tendência artística
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente texto é fruto da pesquisa sobre a Arte Povera, um dos movimentos artísticos mais relevantes da segunda metade do século XX. A abordagem que aqui propomos é crítica e historiográfica, em detrimento da visão mais comumente difundida acerca do movimento, que o reduz a critérios plásticos. Partindo do contexto sociocultural e histórico ao qual a Arte Povera pertenceu, valemo-nos da análise de documentos textuais que servem de testemunho do posicionamento das figuras-chave do movimento em ...
O presente texto é fruto da pesquisa sobre a Arte Povera, um dos movimentos artísticos mais relevantes da segunda metade do século XX. A abordagem que aqui propomos é crítica e historiográfica, em detrimento da visão mais comumente difundida acerca do movimento, que o reduz a critérios plásticos. Partindo do contexto sociocultural e histórico ao qual a Arte Povera pertenceu, valemo-nos da análise de documentos textuais que servem de testemunho do posicionamento das figuras-chave do movimento em relação à arte, à política e ao ambiente cultural dos anos 1960 e 1970. A importância da prática da escrita na produção dos artistas poveri é outro ponto fundamental sobre o qual a pesquisa se dedicou. Os escritos dos artistas são tomados tanto como recurso de elaboração teórica e conceitual do próprio trabalho, quanto como prática artística em si. Buscando investigar especificamente o que de fato foi este movimento tão complexo e heterogêneo, pudemos, por fim, relacioná-lo ao contexto mais abrangente da arte contemporânea daquele período. ...
Riassunto
Il presente testo risulta dalla ricerca sull’Arte Povera, un dei movimenti artistici più rilevanti del secondo 900. L’approccio che ci proponiamo è critico e storiografico, a dispetto della visione del movimento più abitualmente diffusa che lo riduce a criteri puramente plastico-materiali. Partendo dal contesto socioculturale e storico al quale appartenne l’Arte Povera, intratteniamo l’analisi di documenti testuali che servono di testimonianza dell’atteggiamento delle figure-chiave della tenden ...
Il presente testo risulta dalla ricerca sull’Arte Povera, un dei movimenti artistici più rilevanti del secondo 900. L’approccio che ci proponiamo è critico e storiografico, a dispetto della visione del movimento più abitualmente diffusa che lo riduce a criteri puramente plastico-materiali. Partendo dal contesto socioculturale e storico al quale appartenne l’Arte Povera, intratteniamo l’analisi di documenti testuali che servono di testimonianza dell’atteggiamento delle figure-chiave della tendenza artistica riguardo l’arte, la politica così come l’ambiente culturale degli anni sessanta e settanta. L’importanza della pratica della scrittura nell’ambito delle produzioni poveriste è un punto altrettanto fondamentale attorno al quale si è centrata questa ricerca. Gli scritti d’artista sono ripresi in quanto risorsa di elaborazione teorica e concettuale del proprio lavoro anziché in quanto pratica artistica per sé stessa. Cercando di indagare specificamente quello che di fatto fu questo movimento così complesso e eterogeneo, abbiamo potuto, perfino, collegarlo al contesto più ampio dell’arte contemporanea in quel periodo storico. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Artes Visuales (657)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License