Desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de inglês-L2 : um estudo longitudinal durante a pandemia de covid-19
dc.contributor.author | Schereschewsky, Laura Castilhos | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Ubiratã Kickhöfel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-22T05:02:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-0786 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250201 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigates additional language development in five plurilingual speakers of English as a second language (L2) during the COVID-19 pandemic and the consequent social distancing. From the perspective of language as a Complex Dynamic System (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSENFREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), this longitudinal study analyzes the development of a positive Voice Onset Time pattern among participants throughout 12 weeks, including a six-session intervention of explicit instruction of English phonetic-phonological aspects. From Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), our quantitative analysis showed positive peaks of performance, indicating the role of variability in learning and developing new language patterns. The qualitative results regarding the online intervention likewise contributed to both language teaching and remote empiricalexperimental research studies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 22, n. 2 (2022), p. 565-598 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Complex dynamic systems | en |
dc.subject | COVID-19 (Doença) | pt_BR |
dc.subject | Voice Onset Time | pt_BR |
dc.subject | Monte Carlo simulations | en |
dc.subject | Remote language teaching | en |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem (segunda língua) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (inglês) | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de inglês-L2 : um estudo longitudinal durante a pandemia de covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of a positive Voice Onset Time pattern by Brazilian speakers of English as a second language : a longitudinal study during the COVID-19 pandemic | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001150571 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40503)Linguística, Letras e Artes (2746)