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dc.contributor.authorSchereschewsky, Laura Castilhospt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-22T05:02:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1676-0786pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250201pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga os processos desenvolvimentais de uma língua adicional durante o período de distanciamento social da pandemia de covid-19 em cinco falantes plurilíngues, aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Alicerçado em uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), este estudo longitudinal analisa o desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo desses participantes ao longo de doze semanas, com uma intervenção de seis sessões remotas de instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos de inglês. Através de simulações de Monte Carlo (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), a análise quantitativa demonstrou picos positivos de desempenho, o que traz insumos a favor do papel da variabilidade no aprendizado e no desenvolvimento de novos padrões linguísticos. Os resultados qualitativos a respeito da intervenção on-line também mostram uma contribuição metodológica para o ensino de línguas e para a pesquisa empírico-experimental de maneira remota.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates additional language development in five plurilingual speakers of English as a second language (L2) during the COVID-19 pandemic and the consequent social distancing. From the perspective of language as a Complex Dynamic System (DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; LARSENFREEMAN; CAMERON, 2008; VERSPOOR; DE BOT; LOWIE, 2011), this longitudinal study analyzes the development of a positive Voice Onset Time pattern among participants throughout 12 weeks, including a six-session intervention of explicit instruction of English phonetic-phonological aspects. From Monte Carlo Simulations (VAN DIJK; VERSPOOR; LOWIE, 2011), our quantitative analysis showed positive peaks of performance, indicating the role of variability in learning and developing new language patterns. The qualitative results regarding the online intervention likewise contributed to both language teaching and remote empiricalexperimental research studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 22, n. 2 (2022), p. 565-598pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplex dynamic systemsen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectMonte Carlo simulationsen
dc.subjectRemote language teachingen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento do padrão de Voice Onset Time positivo por falantes brasileiros de inglês-L2 : um estudo longitudinal durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a positive Voice Onset Time pattern by Brazilian speakers of English as a second language : a longitudinal study during the COVID-19 pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001150571pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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